Na capital

Palmas tem previsão de muita chuva nos próximos dias e com descargas elétricas

Por Agnaldo Araujo
Comentários (0)

07/04/2018 11h12 - Atualizado há 5 anos

O boletim da Defesa Civil Municipal de Palmas desta sexta-feira (06) prevê muita chuva para os próximos dias. Conforme o boletim, a probabilidade é de 80 a 90% de chuva no final de semana, segunda e terça-feira.

Nesta sexta-feira (06), a capital registrou uma manhã chuvosa e a precipitação deve alcançar 15 milímetros. A umidade relativa do ar está em nível bom, variando entre 44% e 92% e temperaturas entre 24° C e 31°C. Os ventos não devem ultrapassar os 10 Km/h.

A previsão do tempo é de que se mantenha o clima suscetível a chuvas para os próximos dias. Para este sábado (07), há 90% de chances de chuva com volume estimado em 15 milímetros com temperatura variando entre 24°C e 31°C.

O agente da Defesa Civil Municipal Bruno Maciel ressaltou que a quantidade de chuva ultrapassou o esperado para o mês de abril, que era de 100 milímetros. “Até ontem já ultrapassou 17mm do previsto. E é que ainda não foi fechada a quantidade de chuva que caiu nesta sexta-feira, que tinha previsão de 15mm”, disse.

No domingo (08), a previsão é 80% de chances de chuva estimada em cinco milímetros, com temperaturas variando entre 23°C e 31°C. Também há 80% de chances de chuva na segunda-feira (09), cujo volume esperado é de quatro milímetros e temperaturas variando entre 23°C e 31°C.

Para todo o fim de semana, a previsão é de que os ventos variem entre 13 e 15 km/h com umidade relativa do ar entre 43% e 95%. O acumulado de abril, até esta sexta-feira, é de 117,6 milímetros. No mês de março a precipitação acumulada foi 162,6 milímetros.

Descargas elétricas

O boletim traz ainda um alerta para a ocorrência de raios e recomendações em caso de enchentes. No caso de possíveis enchentes, algumas das recomendações são de jamais enfrentar a água, permanecer abrigado e calçado e se manter longe de cabos elétricos caídos.

Com relação aos raios, cuja incidência em todo o Estado é grande, as recomendações são de buscar abrigo dentro de edificações, não permanecer em áreas descampadas, especialmente, próximo a árvores isoladas; em pontos de veraneio, ficar fora da água; permanecer dentro do carro, caso esteja dirigindo; usar telefone somente em caso de emergência e não operar maquinários ou equipamentos energizados durante a tempestade.

O boletim foi elaborado com base em dados baseados no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), da empresa Climatempo e do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos do Tocantins.

ASSUNTOS palmas chuvas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.