Seet
Sobral – 300×100

Parque Estadual do Jalapão completa 15 anos como Unidade de Conservação Integral no Tocantins

Redação AF -
Foto: Divulgação
Parque estadual do Jalapão completou 15 anos de história

Um dos pontos turísticos mais visitados do Tocantins, o Parque Estadual do Jalapão (PEJ), completou 15 anos na última terça-feira (12). Com uma área total de 158 mil hectares, o Parque se concentra no município tocantinense de Mateiros, sendo que seus limites atingem os marcos divisórios deste com os municípios de Ponte Alta do Tocantins, São Felix do Tocantins e Novo Acordo.

O parque é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral (UC) e foi instituído em janeiro de 2001. A criação da UC tem o objetivo de proteger a biodiversidade da região Leste do Estado do Tocantins, pois contém grandes parcelas do cerrado preservado, grande número de mananciais de elevada importância para as bacias hidrográficas. Para gerenciar e garantir a preservação, o Naturatins (Instituto Natureza do Tocantins) é o órgão responsável para realizar e executar a política ambiental do Estado.

Além dos atrativos, a região também é conhecida pelo artesanato. A natureza oferece aos moradores o capim-dourado e o buriti, que servem para a confecção de artesanato que, com a sua comercialização, garante o sustento das famílias.

O Parque

Localizado no município de Mateiros, as principais atribuições da Unidade consistem em promover ações voltadas para a preservação, fiscalização e monitoramento de toda área, incluindo os atrativos turísticos, além de promover trabalhos de educação e sensibilização ambiental entre os visitantes e as comunidades de seu entorno, assim contribuindo para o desenvolvimento regional sustentável.

Entre as atrações mais procuradas para as práticas de ecoturismo e visitação estão: a Prainha da Cachoeira da velha; corredeiras do Rio Novo; cachoeira do Vicente; Cachoeira da Velha; fervedouros; trilha da Serra do Espírito Santo, dunas e Cachoeira da Formiga.

Comentários pelo Facebook: