Pesquisa FIETO aponta disputa acirrada: Carlesse, Amastha e Vicentinho tecnicamente empatados

Redação AF - |
Foto: Divulgação
Eleição suplementar

Pesquisa eleitoral FIETO/Vetor, divulgada nesta sexta-feira, 1º de junho, aponta o candidato Mauro Carlesse (PHS) na liderança na espontânea, mas tecnicamente empatado com Carlos Amastha (PSB) e Vicentinho Alves (PR), quando considerados apenas os votos válidos e a margem de erro. A eleição suplementar ao Governo do Tocantins acontecerá neste domingo (3 de junho).

Carlesse tem 28% dos votos válidos, seguido por 27% de Carlos Amastha; Vicentinho aparece com 22%, Kátia Abreu (PDT), 15%, e Márlon Reis (Rede), com 6%. Marcos Sousa (PRTB) e Mário Lúcio (PRTB) têm 1% cada.

O intervalo de confiança é de 95% e margem de erro máximo estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento foi contratado pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) por R$ 70 mil. Foram entrevistados 1.000 eleitores entre os dias 28 e 31 de maio. O registro no TRE é TO-02369/2018.

PESQUISA ESPONTÂNEA

Foto: Divulgação
Pesquisa espontânea considerando apenas os votos válidos.

PESQUISA ESTIMULADA

Já na pesquisa estimulada, o candidato Carlos Amastha lidera com 27% dos votos válidos, mas continua empatado tecnicamente com Mauro Carlesse, 26%, e Vicentinho Alves, com 24%.

REJEIÇÃO

Para aferir a rejeição dos candidatos, o entrevistador fez a seguinte pergunta: “E em qual você não votaria de jeito algum para o governo do Tocantins nessa eleição suplementar?”.

A candidata Kátia Abreu aparece com o maior percentual, rejeitada por 34% dos entrevistados. Vicentinho e Carlos Amastha aparecem em seguida com 15% e 10%, respectivamente.

Foto: Divulgação
Rejeição dos candidatos

Foram entrevistados 1.000 eleitores do Estado do Tocantins com 16 anos ou mais na região urbana dos seguintes municípios: Almas, Alvorada, Araguaçu, Araguaína, Araguatins, Arapoema, Arraias, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Buriti do Tocantins, Campos Lindos, Colinas do Tocantins, Cristalândia, Dianópolis, Dois Irmãos do Tocantins, Esperantina, Filadélfia, Formoso do Araguaia, Goiatins, Guaraí, Gurupi, Itacajá, Itaguatins, Lagoa da Confusão, Miracema do Tocantins, Miranorte, Monte do Carmo, Palmas, Palmeirópolis, Paraíso do Tocantins, Pium, Ponte Alta do Tocantins, Porto Nacional, Praia Norte, Santa Fé do Araguaia, Taguatinga, Tocantínia, Tocantinópolis e Xambioá.

Comentários pelo Facebook: