Seet
Sobral – 300×100

População contribui para resgatar a história de Xambioá através do Museu da Pessoa

Redação AF -
Foto: Divulgação
Moradora de Xambioá é entrevistada e conta história da cidade.

Relatos de vida dos moradores de Xambioá (TO) que foram coletados por meio do projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, foram apresentados em um evento gratuito para toda a população na última sexta-feira (25/11). A iniciativa tem o apoio da Votorantim Cimentos, que também realizou o mesmo projeto nos municípios de Imbituba (SC), Capivari de Baixo (SC) e Fercal (DF).

Na apresentação em Xambioá, foram exibidas as entrevistas feitas ao longo do ano de 2016 com a comunidade. Houve entrega de certificados aos entrevistadores e aos entrevistados. As histórias foram gravadas em vídeo para serem inseridas no portal do Museu da Pessoa (www.museudapessoa.net). A programação do evento contou ainda com apresentações culturais de estudantes das escolas públicas, que também foram registradas no museu virtual.

Além do registro no portal do Museu da Pessoa, as histórias de vida dos moradores e situações do cotidiano do município serão publicadas em um livro didático. A coordenadora do Conselho Comunitário de Xambioá, Marivalda Martins Borges, disse que a exibição das histórias de vida comoveu o público. “Cada história apresentada  tocou as pessoas de um jeito diferente e tanta emoção não é para menos, porque Xambioá terá a primeira publicação feita com o nosso sotaque”, afirmou.

Segundo o técnico de Processos Júnior da Votorantim Cimentos de Xambioá e facilitador do projeto, Elinon Lima de Almeida, o livro deve ser publicado e distribuído em fevereiro de 2017 para as escolas já iniciarem o ano letivo com o material. “A população aguarda a finalização do projeto com expectativa, porque entende a importância dessa iniciativa que deixará um legado concreto de memórias para o Brasil e para o mundo conhecer”, ressaltou.

Sobre o Museu da Pessoa

Fundado em 1991, em São Paulo (SP), o Museu da Pessoa é o primeiro museu virtual de histórias de vida reconhecido nacional e internacionalmente. Conta, atualmente, com mais de 16 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto, e, aproximadamente, 72 mil fotos e documentos digitalizados. É um acervo que revela, de forma humana e pessoal, a diversidade de experiências e visões dos brasileiros. Ao longo de sua trajetória, o Museu da Pessoa também realizou cerca de 250 projetos de memória, nas áreas de Memória Institucional, Educação, Desenvolvimento Comunitário e Cultura, além de inspirar a criação de três museus: nos EUA, Canadá e Portugal. Mais informações sobre o Museu da Pessoa no site: http://www.museudapessoa.net/

Comentários pelo Facebook: