Por falha em rede elétrica, cerca de 100 famílias estão sem água há mais de 15 dias

Agnaldo Araujo - |
Foto: Divulgação
Mulher buscando água em motocicleta

Márcia Costa//AF Notícias 

A falta de água há mais de 15 dias tem causado sérios problemas aos moradores do assentamento Água Branca, localizado a cerca de 20 km do município de Nova Olinda.

A água é distribuída às residências por meio de bombas que deveriam funcionar com a energia elétrica, mas não estão por causa da baixa potência do transformador do assentamento, segundo os moradores.

Cerca de 100 famílias moram no assentamento distribuídas em duas vilas – Alto Bonito (vulgo Pé de Pequi) e Água Branca. Os moradores estão sendo obrigados a buscar água em córregos e açudes da região. Alguns transportam garrafas com água em motocicletas.

O secretário de Administração da prefeitura de Nova Olinda, Adailton Alves Feitoza, já cobrou providências da Energisa e encaminhou, no dia 11 de dezembro, um ofício pedindo a substituição do transformador. Ele afirma que a energia que alimenta a bomba do poço está em constante oscilação, causando a queima dos equipamentos e prejudicando os moradores. A escola também está sendo afetada e deixa de funcionar nos dias em que falta água.

“Já aconteceu da bomba queimar três vezes no período de um mês. A Prefeitura manda arrumar, mas não adianta porque a energia não tem força e acaba queimando novamente. Os funcionários da Energisa vieram há três dias, mas não deram nenhuma justificativa sobre quando o problema será resolvido”, disse Santana Francisco, representante dos moradores.

OUTRO LADO

A Energisa informou que está em andamento o atendimento à solicitação do Assentamento Água Branca para verificar o nível de tensão na rede que abastece a localidade. A empresa destacou que já foi realizada uma primeira medição instantânea no dia 12 de dezembro, às 22h38, e que em função do resultado dessa primeira medição, foi instalado equipamento para coleta da medição gráfica, que foi finalizado no dia 26 de dezembro.

“A partir desse resultado, a Energisa realizará as ações necessárias para solução do problema até essa sexta-feira (29)“, garantiu.

Comentários pelo Facebook: