Seet
Sobral – 300×100

Prefeitura desvia córrego para transferir área pública à iniciativa privada na Via Lago

Redação AF - |
Foto: AF Notícias
Córrego Neblina foi soterrado na tentativa de criar um desvio

Um trecho do córrego Neblina acabou sendo soterrado numa tentativa de desviar o curso d’água nas proximidades do encontro com o Lago Azul, onde ele desagua no Rio Lontra, em Araguaína.

O paredão de barro que estava sendo colocado pelas máquinas para fazer o desvio desmoronou com a chuva forte da semana passada, soterrando praticamente todo o leito do córrego. Com o represamento parcial da água, o problema pode se agravar e causar alagamentos no centro da cidade caso as chuvas se intensifiquem.

A Prefeitura está executando o desvio com o objetivo de fazer surgir uma área pública de 145.048,34 m² – equivalente a 580 lotes residenciais na dimensão padrão de 250 m2, às margens da Via Lago, que é a continuação da Marginal Neblina, uma região supervalorizada.

Atualmente, quase toda essa área está alagada pelo curso natural do córrego Neblina e também pelo próprio lago da Usina Corujão.

A Prefeitura pretende destinar parte dessa nova área para construção do futuro Centro de Convenções de Araguaína, uma reivindicação antiga dos empresários.

Já a outra parte, que ficará margeando o lago, com 60.799,84 m² (243 lotes residenciais), deve ser transferida à iniciativa privada para exploração de atividade hoteleira e imobiliária, visando a instalação de um shopping center com hotel integrado e vista privilegiada.

Foto: AF Notícias
Área equivalente a 243 lotes residenciais às margens da Via Lago

Embora o negócio seja aparentemente atrativo, uma única empresa demonstrou interesse, a ABL Prime Ltda, com sede em Aparecida de Goiânia (GO).  O empreendimento privado estará completo em 20 anos, a partir do início da operação, segundo pesquisa de mercado realizada pelo Grupo de Estudos Urbanos, que validou o potencial do shopping às margens da Via Lago, o futuro cartão postal da cidade.

Foto: AF Notícias
Vista aérea do desvio do Córrego Neblina
Foto: Divulgação
Área em destaque que será transferida à iniciativa privada

Comentários pelo Facebook: