Sobral – 300×100
Seet

Prefeitura inicia demolição de imóveis abandonados da Feirinha para revitalização

Agnaldo Araujo - |
Foto: Divulgação
As casas da Feirinha serão demolidas gradativamente

Agnaldo Araujo//AF Notícias

A Prefeitura de Araguaína iniciou a demolição dos imóveis abandonados da Feirinha na manhã desta terça-feira (27). A área total será revitalizada e dará espaço a duas salas para cursos de artes, um Centro de Artesanato, um Centro de Geração de Renda e praça de alimentação no piso superior, conforme o projeto.

As casas que estão sendo derrubadas nesta terça-feira são as que estão abandonadas e desocupadas e que já tinham sido mapeadas e condenadas pela Defesa Civil devido ao risco de desabamento. Os comerciantes não estão sendo afetados. Em um momento posterior, a prefeitura irá discutir e organizar a desocupação, bem como a demolição dos pontos comerciais.

Dentro de algumas casas que estavam marcadas para serem demolidas foram encontrados vários produtos, como caixas de cervejas. As residências abandonadas eram usadas como depósitos ou até mesmo para venda dessas mercadorias. A prefeitura está recolhendo os materiais para entregar aos respectivos donos.

Desde as 04 horas da manhã desta terça-feira estão no local a Polícia Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, fiscais do Departamento Municipal de Posturas e Edificações (Demupe), Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), SAMU, fiscais da Vigilância Sanitária e também secretários municipais.

Grupo de Trabalho

No dia 02 de junho um grupo de trabalho realizou o cadastro dos moradores e identificou quem mora no local e quem só transita pela Feirinha. Na ocasião, a Defesa Civil identificou casas que necessitavam ser demolidas imediatamente, uma vez que poderiam trazer risco de desabamento pelas más condições em que se encontravam.

Conforme a prefeitura, os moradores serão inseridos em programas habitacionais do Município, receberão moradia e os comerciantes serão indenizados. Há cerca de 40 anos a região da Feirinha não sofria modificação e as construções apresentavam vários problemas, tanto na parte elétrica quanto na estrutura física.

O projeto

O projeto de revitalização da Feririnha foi uma das promessas de campanha do atual prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (PR), na eleição de 2012, mas que não foi priorizado mediante crise política e econômica após saída do governador Siqueira Campos, conforme o gestor.

E em 2016 o projeto voltou a ser prioridade após emenda de R$ 5 milhões da senadora Kátia Abreu (PMDB).

 

Veja mais

Projeto de revitalização da Feirinha volta a ser discutido em reunião com MPE, PM e prefeitura

Comissão faz cadastro de moradores para construção da Nova Feirinha; casas serão demolidas

Comentários pelo Facebook: