Procuradoria Eleitoral dá parecer favorável à candidatura de Mauro Carlesse no TSE

Redação AF - - 586 views
Foto: Divulgação
Mauro Carlesse (PHS)

A Procuradoria Geral Eleitoral (PGE), em Brasília, se manifestou, favorável à candidatura do candidato ao Governo do Tocantins na eleição de 3 de junho, Mauro Carlesse. O parecer foi divulgado nesta segunda-feira (28).

O registro da candidatura de Carlesse foi questionado pela coligação ‘Reconstruindo o Tocantins’, da senadora Kátia Abreu, sob alegação de que a coligação de Carlesse teria protocolado o pedido de registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) depois do horário regulamentar – 19 horas.

Como o horário máximo foi estabelecido em resolução do próprio TRE, o vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros, disse ser inadmissível a interposição de recurso especial do TSE neste caso.

Segundo ele, para modificar a conclusão do TRE-TO, que liberou o  registro de Mauro Carlesse, é necessário reexaminar as provas, a exemplo de filmagens, o que é incabível nas instâncias superiores.

Na prática, o Ministério Público Eleitoral deu parecer contrário ao Recurso Especial Eleitoral movido pelos advogados de Kátia, isto é, não aceitou os argumentos dos advogados da senadora. “É inadmissível a interposição de Recurso Especial Eleitoral em hipótese de contrariedade a resolução de Corte Regional Eleitoral [TRE]”, fundamentou o procurador eleitoral.

Por outro lado, o candidato a vice-governador na chapa de Carlesse, deputado Wanderlei Barbosa (PHS), teve parecer contrário da PGE em razão da recente mudança de partido, não cumprindo, assim, o prazo mínimo de seis meses de filiação partidária.

Comentários pelo Facebook: