Seet
Sobral – 300×100

Professora de carreira assume comando da Secretaria de Educação; “conheço a fundo a educação básica”, diz

Redação AF - |
Foto: Philipe Bastos
Aos servidores, a secretária anunciou a retomada da escola autônoma de gestão compartilhada, em cumprimento à determinação do governador Marcelo Miranda

A nova secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Wanessa Zavarese Sechim, foi recepcionada pelos servidores da pasta nesta segunda-feira (27/06). Professora de carreira, a gestora acumula no currículo experiência como secretária de educação em municípios do Espírito Santo, na coordenação nacional da Educação do Campo, no Ministério da Educação (MEC) e secretária executiva do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed).

Wanessa assume a pasta no lugar de Adão Oliveira, que colocou o cargo à disposição nos últimos dias alegando o clima tenso entre o seu partido (PT) e o partido do governador (PMDB).

“É uma alegria voltar à minha casa que é a Seduc Tocantins. Sou professora efetiva do quadro da educação e conheço a fundo a educação básica. Fiquei muito honrada com o convite do governador Marcelo Miranda e será com compromisso, responsabilidade, que assumo essa missão, trazendo as lições, o aprendizado que tenho nesses anos de educação, para contribuir com o desenvolvimento da Educação do Tocantins”, enfatizou Wanessa.

A subsecretária da Educação, Morgana Gomes, deu as boas vindas à gestora recém empossada. “Hoje se inicia um tempo de prosperidade em que trabalharemos juntos em prol de uma educação verdadeiramente humanizada. Uma política de educação que se faz com metas reais, com foco na aprendizagem”, frisou.

Diagnóstico e planejamento estratégico

A primeira ação à frente da Seduc, conforme a secretária, será realizar o mapeamento da atual conjuntura da educação da rede estadual para a retomada do planejamento estratégico. “Nesses 30 primeiros dias, faremos o diagnóstico da situação da pasta como um todo para então definirmos metas claras, objetivos concretos. Para que a educação de qualidade chegue aos alunos das escolas públicas do Tocantins é necessária a real participação de todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem. Por isso queremos ouvir desde os superintendentes e técnicos da Seduc, os diretores das Regionais de Ensino, os gestores das escolas, os professores, pais e até chegar aos alunos, que são nosso público alvo”, destacou.

A gestão compartilhada das escolas estaduais e a retomada de programas de incentivo ao aprendizado também foram citados pela secretária como prioridades. “O Tocantins é um estado premiado pelos programas e projetos de sucesso, pelas ações das escolas, mas temos visto a queda dos índices educacionais. Com esse planejamento estratégico e participativo queremos voltar a crescer começando pelo retorno da escola autônoma de gestão compartilhada, em cumprimento à determinação do governador Marcelo Miranda”, relatou Wanessa.

Perfil

Wanessa Zavarese Sechim é graduada em Pedagogia e Supervisão Escolar pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina (Fafic). Fez especialização em Planejamento Educacional e mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília.

A carreira na Educação do Tocantins teve inicio em 1999 como professora da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), em Arraias.  Servidora efetiva da rede estadual, Wanessa foi coordenadora pedagógica da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Dianópolis e diretora da DRE de Gurupi. Na sede da Seduc atuou ainda como assessora de Planejamento Estratégico.

Wanessa foi secretária de Educação, Cultura e Esporte em Nova Venécia e em Vila Velha, no Espírito Santo. Também atuou como secretária-executiva do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed) e atuou na coordenação nacional da Educação do Campo do MEC.

Comentários pelo Facebook: