Seet
Sobral – 300×100

Professora do Tocantins é semifinalista do Prêmio Arte na Escola Cidadã

Redação AF -
Foto: Divulgação
Vanusa já participou de outras edições do programa, e pela primeira vez chega à semifinal

A professora Vanusa Santos Oliveira de Souza é a representante do Tocantins na etapa semifinal do Prêmio Arte na Escola Cidadã. A educadora ministra a disciplina de artes, na Escola Estadual Major Juvenal Pereira de Souza, localizada em Fortaleza do Tabocão, e disputa com outros 275 concorrentes o prêmio de R$10 mil. A lista dos finalistas nacionais será divulgada na sexta-feira 26, e os vencedores, conhecidos no dia 31 de agosto.

A iniciativa é promovida pelo Instituto Arte na Escola e tem como objetivo identificar, reconhecer e divulgar projetos exemplares na área de arte nas escolas brasileiras. O prêmio é realizado desde 2000 e já premiou 84 professores de todo o país. Nesta edição foram inscritos 807 projetos nas linguagens Artes Visuais, Dança, Música ou Teatro.

Vanusa já inscreveu projetos em outras edições do concurso e, pela primeira vez, está entre os selecionados. “Desta vez desenvolvemos com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) um projeto de resgate da história da cidade, que foi registrada pelos alunos em literatura de cordel. Eles entrevistaram os moradores mais antigos, participaram de oficinas de cordel e, ao final, apresentamos para a comunidade o resultado”, conta a educadora.

“Ter chegado à semifinal já é uma grande vitória. Estamos confiantes para a próxima etapa, pois se chegamos até aqui é porque a comissão reconheceu na simplicidade do nosso projeto a grande oportunidade de unir arte e história por meio da literatura de cordel”, relata Vanusa.

Foto: Divulgação
O projeto do Tocantins consiste em recontar a história da cidade por meio da literatura de cordel produzida pelos estudantes da EJA

Premiação

Serão premiados projetos desenvolvidos nas linguagens artísticas (artes visuais, dança, música e teatro) nas categorias de Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, e Alfabetização de Jovens e Adultos.

Além do prêmio em dinheiro, os campeões de cada categoria receberão certificados, troféus, e participarão da gravação de um documentário sobre o projeto, além da realização de uma viagem cultural a São Paulo.

As escolas dos professores premiados serão contempladas com computadores, câmera digital, troféus, publicações para bibliotecas e viagem cultural para um representante de cada unidade de ensino. A cerimônia de entrega do 17º Prêmio Arte na Escola Cidadã será no dia 9 de novembro.

Comentários pelo Facebook: