Seet
Sobral – 300×100

Professores fazem manifestação durante cavalgada em Araguaína

Agnaldo Araujo - | - 721 views
Foto: Divulgação
A manifestação ocorreu durante a 28° cavalgada em Araguaína

Professores da rede municipal de ensino, em Araguaína (TO), fizeram uma manifestação com várias reivindicações ao poder público, dentre elas a conclusão do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores administrativos, durante a 28° Cavalgada da cidade, neste fim de semana. Os manifestantes cobraram também mais segurança e o retorno do transporte público.

Os profissionais ainda cobraram o pagamento do reajuste da data-base e criticaram a forma como a lei foi aprovada na Câmara: “Data-base é Lei, não é abono”.

No dia 11 de abril, o prefeito Ronaldo Dimas anunciou o reajuste de 10,48%  da data-base dos servidores públicos do município dividido em três parcelas. Contudo, a lei aprovada na Câmara prevê o pagamento na forma de “abono” durante este ano. Somente em 2017, o reajuste passará a incorporar efetivamente no salário dos servidores. Além disso, o “abono” não beneficia os servidores aposentados.

Na ocasião, Dimas garantiu que vai encaminhar o Plano de Carreira do Administrativo para a Câmara Municipal antes do fechamento do período legislativo deste semestre.

A ausência de transporte público na cidade também foi alvo de cobranças. Araguaína está sem os serviços desde o dia 21 de maio, quando os micro-ônibus da Cooperlota foram recolhidos por ordem judicial, devido atraso no pagamento do financiamento dos veículos.

Outro lado

Por meio de nota, a prefeitura de Araguaína informou que houve uma reunião com o sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet) sobre o PCCR no dia 16 de maio, na qual o prefeito Ronaldo Dimas acordou um projeto de lei para ser enviado à Câmara Municipal em junho. “Tanto os servidores do administrativo quanto os professores terão progressão de mais dois níveis no plano de carreira”, afirmou na nota.

A prefeitura informou também que quanto à data-base, houve duas reuniões com o Sintet para negociar o pagamento. Uma no dia 11 de abril e outra no dia 25 de abril, na qual houve o acordo, protocolado no ofício nº 050/2016, aceitando as formas de negociação.

A cavalgada

A 28° Cavalgada de Araguaína percorreu as principais avenidas da cidade. A cavalgada percorreu a cônego João Lima, sentido Praça das Bandeiras e após seguiu pela Avenida Prefeito João Lima. Logo após percorreu a Avenida Filadélfia, encerando o trajeto no Parque de Exposições da cidade.

 

Comentários pelo Facebook: