Sobral – 300×100
Seet

Professores utilizam água do ar-condicionado para lavar salas e banheiros em escola de Araguaína

Agnaldo Araujo - |
Foto: Jaziel Coutinho//AF Notícias
O projeto foi idealizado pelos professores da escola

Professores da Escola Estadual Professor João Alves Batista, em Araguaína (TO), implantaram um projeto de sustentabilidade que utiliza a água do ar condicionado para lavar as salas, cadeiras, banheiros e irrigar as hortas da unidade de ensino.

Ao invés de a água cair no solo, ela é destinada para tambores recicláveis, onde fica armazenada para ser utilizada posteriormente.

O “Projeto Sustentável” foi implantado esse ano de 2017. Conforme o diretor da escola, professor Manoel Silva, cada tambor tem capacidade para armazenar 150 litros de água, sendo que leva apenas um dia para ficar totalmente cheio.

Desde a implantação do projeto, a escola conta com a captação de 600 litros de água por dia. “Criamos o projeto sustentabilidade para evitar o desperdício desse bem tão precioso, que é a água”, disse o diretor.

Depois da etapa de instalação, o próximo passado é a conscientização de alunos e servidores sobre a importância do projeto. “Nós estamos tentando agora sensibilizar todos os servidores e alunos para que passem a usar essa água de forma positiva dentro da escola”, afirmou.

Conforme o diretor, a escola ainda vai adquirir um motor para bombear a água para outras salas. A ideia é que o projeto seja implantado também em outras escolas e instituições.

Foto: Jaziel Coutinho//AF Notícias
A água do ar-condicionado é usada para lavar as salas e até irrigar as hortas da escola
Foto: Jaziel Coutinho//AF Notícias
A água captada não serve para consumo
Foto: Jaziel Coutinho//AF Notícias
Tambor em que a água é armazenada

Comentários pelo Facebook: