Sobral – 300×100
Seet

Profissionais da área de energia elétrica recebem capacitação gratuita

Agnaldo Araujo -
Foto: Divulgação
O curso capacitou profissionais da área de energia elétrica

“Aqui a gente aprendeu não só para o trabalho, mas também para a execução de trabalhos básicos em casa mesmo. Foi um período curto, mas de muito aprendizado.” Assim o eletricista Ricardo Pereira avaliou o curso eletricidade básica, redes de computadores e cabeamento estruturado, que praticou durante uma semana em Araguaína (TO).

O curso foi ministrado pelo consultor paulista João Dpintor Júnior, de 12 a 16 de setembro, e foi voltado para profissionais, técnicos e estudantes da área de energia elétrica. Cerca de 40 profissionais participaram da atividade que foi oferecida gratuitamente, realizada pela Fundação Restaurar, no Incar Cursos. A próxima cidade a receber o curso será o município de Paraíso do Tocantins, até o final do mês de setembro. No mês de fevereiro deste ano, a capacitação foi ministrada para a comunidade de Porto Nacional.

O curso ofereceu para os profissionais de Araguaína temas como energia, matéria e fundamentos da eletrostática. Geração de energia elétrica, corrente elétrica, circuitos elétricos, resistência elétrica, Lei de Ohm, Potência em CC, aterramento e instalações residenciais. Para João Dpintor Júnior, o curso foi uma importante troca de experiências. “A energia está presente em quase todas as atividades do homem moderno. Por isso, para o profissional da área eletroeletrônica, é primordial conhecer os segredos da energia”, comentou.

Funcionário de uma empresa de rede de computadores no município de Araguaína, Wesley Moura considerou a atividade como uma chance de crescimento profissional. “Eu já tinha feito alguns cursos na área e a gente lida com esse tipo de atividade todos os dias, mas a necessidade de evolução é constante, a gente tem que sempre buscar aperfeiçoamento porque o mercado de trabalho não para de crescer e nós temos de acompanhar esse desenvolvimento do aprendizado. Aqui eu aprendi muito a teoria, mas a prática para a minha área foi essencial”, disse.

Fundação Restaurar

Criada no ano de 2002, a Fundação Restaurar iniciou sua história na cidade de Valença (BA) com um trabalho educacional voltado ao atendimento de 200 crianças carentes desenvolvendo suas habilidades com oficinas de músicas, artes cênicas, artes plásticas, ética, cidadania, produção textual, dentre outras atividades.

Atualmente, realiza projetos que têm como foco em ações sociais nas cidades de Miracema, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Araguaína, com escritório também na Capital. Uma instituição sem fins lucrativos, a Restaurar atua na elaboração e execução de projetos nas áreas de saúde, assistência social, educação, excelência na gestão pública e ambiental.

Comentários pelo Facebook: