Sobral – 300×100
Seet

Programa de educação financeira desenvolvido em colégio de Araguaína será destaque na TV Escola

Redação AF - | - 674 views
Foto: Divulgação
TV Escola grava reportagem em Araguaína

O programa de educação financeira desenvolvido no Colégio Estadual Pré-Universitário de Araguaína será destaque em reportagem do canal TV Escola, do Ministério da Educação. A equipe do programa estará no Tocantins nos próximos dias 03, 04 e 05 de abril para registrar as atividades didáticas desenvolvidas com muito dinamismo em várias escolas da rede estadual de ensino.

No colégio de Araguaína, os alunos do ensino fundamental trabalham temas relacionados às compras à vista ou a prazo, financiamento, juros, orçamento, escolha consciente, educação financeira e meio ambiente, investimentos em consórcio e poupança, criação de microempresa, indústria esportiva, entre outros assuntos relevante para que o estudante seja um cidadão consciente.

A reportagem da TV Escola vai ouvir depoimentos de alunos, professores e ex-alunos, além de pessoas da comunidade sobre o sucesso dos trabalhos voltados para a educação financeira. A iniciativa tem o apoio da Diretoria Regional de Educação de Araguaína.

O Estado do Tocantins participou do programa piloto de educação financeira em 2010 em algumas escolas, tornando-se referência nacional em 2014.  E a partir deste ano todas as escolas da rede estadual irão desenvolver atividades no Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Foto: Divulgação
Colégio Pré-Universitário de Araguaína

O que é educação financeira?

Educação financeira é o processo educativo que oferece aos indivíduos possibilidades de melhor compreenderem seu papel como agente econômico na sua própria vida e na sociedade. Permite o desenvolvimento dos valores e das competências necessárias para melhores decisões financeiras, ou seja, decidir-se consciente das oportunidades e dos riscos neles envolvidos, saber onde procurar ajuda e adotar outras ações que melhorem o seu bem-estar.

Os produtos e serviços financeiros estão a serviço dos nossos planos e projetos de vida, mas é preciso compreendê-los para que isto aconteça. As crianças, adolescentes e jovens da atualidade têm muito mais acesso ao sistema financeiro que a geração de seus pais. Os produtos e serviços financeiros são muito presentes em nossas vidas e, além disto, mais complexos. Logo, a Educação Financeira é um importante tema transversal dentro do espaço escolar, pois colabora para a formação de cidadãos mais conscientes da relação de suas vidas com a economia.

Comentários pelo Facebook: