Sobral – 300×100
Seet

Revista da Passaredo destaca grande potencial econômico de Araguaína

Redação AF - |
Foto: Divulgação
Araguaína é capa da revista Passaredo.

Em sua 19ª edição,  a Revista Pass  [revista a bordo da companhia Passaredo Linhas Aéreas] destaca em sua capa o desenvolvimento econômico da cidade de Araguaína (TO), às vésperas do 58º aniversário (14 de outubro).  A matéria intitulada “De Vilarejo à Cidade do Futuro” é assinada por Fernando Almeida, um dos diretores do site Araguaína Notícias.

História da cidade

São seis páginas dedicadas a apresentar a história, os eventos tradicionais e as potencialidades da segunda maior cidade do Estado. Menciona desde o povoado ‘Livra nos Deus’, o advento da BR-153, a criação do Tocantins, até sua consolidação como capital econômica do Estado.  Além de destacar a localização estratégica do município e sua importância, como polo comercial regional, no processo de desenvolvimento da região.

Rodovia do progresso

A matéria cita a BR-153 como Rodovia do Progresso, que tirou a cidade de Araguaína do isolamento e proporcionou seu embarque rumo ao desenvolvimento econômico. “Interligou aos grandes centros urbanos e a inseriu na dinâmica do desenvolvimento brasileiro e permitiu a ascensão do novo polo comercial no contexto regional,” destaca.

O potencial do comércio é por dados da Jucetins (Junta Comercial do Tocantins ) apontando a existência 14.497 empresas ativas em  Araguaína. E números da Fieto, referentes a 2012, mostrando que há 442 indústrias na cidade. Também destaca o crescimento do PIB que quase dobrou em dois anos, saindo de R$ 1,9 milhão em 2010 para R$ 2,8 milhões em 2013.

Saúde e educação

A publicação coloca em evidência a cidade como referência em saúde. Faz menção ao sistema público de saúde e à rede de clínicas e hospitais privados, que juntos atendem pacientes das cidades circunvizinhas e dos estados do Pará e Maranhão.   Afirma ainda que Araguaína é importante polo educacional, com oferta de ensino superior em diversas áreas e nomeia as cinco faculdades e universidades em Araguaína.

Eventos tradicionais

Como eventos tradicionais, destaca a maior Cavalgada do Mundo, a Via Sacra e as Festas Juninas.  Outro ponto destacado pela publicação é o Mercado Municipal de Araguaína, como comércio tradicional popular e as comidas típicas como Chambari.

Cidade do futuro

Já em lazer e infraestrutura, cita espaços públicos e privados.  No desenvolvimento, ressalta a expansão imobiliária e o projeto de universalização do saneamento básico e as perspectivas de crescimento econômico.

“Os números mostram a potência econômica de Araguaína e refletem a tendência de crescimento como uma metrópole regional. A cidade atrai gente de todas as regiões do país que escolheu a cidade para trabalhar, morar, estudar ou investir”, finaliza.

Revista

A versão impressa revista Pass fica a bordo das aeronaves da  Passaredo e a cada edição a publicação destaca uma cidade onde a companhia opera.

pass

Comentários pelo Facebook: