Sobral – 300×100
Seet

Rio Azuis: conheça ‘o menor rio do mundo’ que fica no Tocantins e encanta os turistas

Redação AF - |
Foto: Divulgação
Rio Azuis é o menor da América Latina.

 

Conhecido como ‘o menor rio do mundo’, o Rio Azuis está localizado no município de Aurora do Tocantins/TO e apresenta aproximadamente 147 metros de comprimento desde sua “nascente” até foz. É considerado o menor rio do Brasil, embora alguns digam que seja o menor do mundo e esteja no Guinness Book. O Rio Azuis apresenta águas transparentes, fria e de tons azulados de onde provém seu nome.

Na verdade, é o menor rio da América Latina, ficando na terceira posição entre menores do mundo.

A beleza cênica do Rio Azuis faz com que o local seja muito frequentado por moradores da cidade de Aurora do Tocantins e região, além de cidades de outros Estados brasileiros e até mesmo turistas estrangeiros que vem se refrescar nas águas dos Azuis.

As características da água é provavelmente resultado da formação geológica da região. O que se vê é um grande volume de águas cristalinas que brota do sopé de um morro e escoa com a mesma intensidade de um rio, o que encanta quem vê pela primeira vez

Apesar das dimensões reduzidas, o Rio Azuis é grande em beleza: com águas transparentes e pedras diversificadas no solo, este rio apresenta uma incrível coloração azul-esverdeada, capaz de encantar turistas de todas as idades.

O que fazer no Rio Azuis?

Toda a beleza desse diminuto rio é um convite aos turistas, especialmente em dias mais quentes. Para quem deseja conhecer o local, a boa notícia é que existe há uma infraestrutura completa e planejada para que os turistas aproveitem todos os 147 metros do Rio Azuis. Há, ainda, diversos poços que garantem momentos de descontração e relaxamento para todo mundo.

O Rio Azuis é cercado por vegetação nativa, perfeito para quem gosta de apreciar a natureza e nadar em meio aos peixes. Trata-se de um excelente programa para famílias, casais e fãs de ecoturismo. A entrada no rio é gratuita.

Veja o vídeo do Rio Azuis

Comentários pelo Facebook: