Rio Tocantins pode transbordar; Defesa Civil prepara possível evacuação emergencial

Agnaldo Araujo - |
Foto: Divulgação
O Rio Tocantins pode transbordar

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil de Imperatriz (MA) emitiu alerta aos ribeirinhos sobre o risco de enchente no Rio Tocantins. Segundo o monitoramento, realizado na tarde de quarta-feria (07), o nível do rio está 4,31 metros acima do leito normal.

O alerta foi emitido pela Defesa Civil do Maranhão. O órgão do Tocantins ainda não se manifestou especificamente sobre o caso e divulgou apenas uma nota em relação aos cuidados que as pessoas devem tomar nesse período chuvoso.

O monitoramento apontou a vazão de 8.651,90 metros cúbicos por segundo, e a previsão, para as próximas 72 horas, é de chuva constante com possível transbordamento do Rio Tocantins.

O aumento no nível de água do rio é consequência das fortes chuvas que atingiram o Maranhão, Tocantins e Goiás nos últimos dias. Agentes da Defesa Civil estão em campo informando moradores dos bairros maranhenses à beira do rio sobre a possibilidade de alagamento.

“Comunicamos as famílias que fiquem em alerta e tomem os cuidados necessários, como a elevação dos móveis, ou guardá-los em casas de parentes, pois a previsão é de chuva com risco de enchentes”, destacou o superintendente Josiano Galvão

Segundo ele, medidas estão sendo tomadas caso precise de evacuação rápida. “A direção do Parque de Exposição Lourenço Vieira da Silva foi comunicada para, caso seja necessário, abrigar as famílias. Nossa equipe encontra-se no local realizando todos os preparativos para uma eventual emergência. O objetivo é manter todo o esforço integrado, para prestar assistência e amparo aos moradores em tempo hábil”, enfatizou.

Na manhã desta quarta-feira, uma reunião foi realizada com o superintendente Josiano Galvão e o secretário de Infraestrutura, Francisco Pinheiro, para tratar sobre o risco de transbordamento do Rio Tocantins e a situação dos ribeirinhos.

De acordo com o monitoramento da Defesa Civil, as previsões de vazão do rio Tocantins serão de 9.790,17m³ para 24h, 11.310,00m³ para 48h e 9.137,00 m³ para 72h.

DEFESA CIVIL DO TOCANTINS

O órgão informou à população tocantinense que as constantes chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias trouxeram um volume d’agua com índices pluviométricos entre 50 e 100 mm.

Conforme a Defesa Civil, em alguns municípios as águas provocaram enchentes localizadas, aumento do nível do rio Tocantins nos reservatórios das usinas hidrelétricas e deixaram o tráfego viário com menor visibilidade nas rodovias, o que eleva os riscos de acidentes.

Em decorrência, a Defesa Civil listou vários cuidados a serem adotados pela população para evitar maiores transtornos. Caso alguém fique isolado em local inseguro, deve ligar par ao 199 ou 193 e acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros.

LISTA DE CUIDADOS 

Siga as orientações das Defesas Civis municipal e estadual para os possíveis alertas e recomendações de abandono de local de áreas com inundação e alagamento;

Jamais enfrente a enchente, evite atravessar as águas com o carro ou a pé, pois há risco de ser arrastado pela correnteza e de cair em buracos formados pela erosão;

Pessoas que residem ou possuam propriedades abaixo de usinas hidrelétricas e barragens devem estar sempre atentas ao nível dos rios e informações fornecidas pelos meios de comunicação local ou Defesa Civil, para não serem surpreendidos com o aumento do nível dos rios, nos casos de abertura das comportas das Usinas Hidrelétricas;

Ao transitar por rodovias sob intensa chuva, redobre os cuidados, diminua a velocidade e procure um local seguro para ficar até a chuva passar;

Procure abrigar-se das inundações ou enchentes em terrenos mais elevados.

(Com informações d’O Imparcial)

Comentários pelo Facebook: