Sobral – 300×100
Seet

Secretário de Saúde de Palmas anuncia melhorias na UPA Sul após cobranças do Sindicato da Enfermagem

Agnaldo Araujo - |
Foto: Divulgação
A questão da segurança ainda será resolvida na UPA Sul

O presidente do Sindicato dos Profissionais da Enfermagem no Estado do Tocantins (Seet), Claudean Pereira Lima, e o Suplente da Diretoria de Relações Políticas e Formação Sindical, José Conceição Rodrigues, estiveram reunidos com o Secretário de Saúde do Município de Palmas, Nésio Fernandes, para cobrar as demandas colhidas durante a visita na Unidade de Pronto Atendimento da Região Sul, em Palmas. O encontro ocorreu nesta segunda-feira, 29.

Também estavam presentes na reunião a presidente do conselho fiscal do Seet, Maria Aparecida Nascimento, e as profissionais da enfermagem, Ivanete Pereira Lima e Rosana.

Durante a reunião, o presidente do Seet solicitou do secretário de saúde melhoras no atendimento da UPA Sul que foram denunciadas pelos profissionais de enfermagem lotados na unidade e constatadas durante uma visita técnica realizada no dia 14 de maio deste ano.

Naquela visita foram verificadas as seguintes irregularidades:

– Falta de lençóis; camas; cadeiras de rodas; copos descartáveis; manutenção de climatizadores;

– Dispensação de medicamento inadequada, posto que o serviço de enfermagem tem que caminhar longas distâncias para buscar medicamentos. Ação esta que deveria ser realizada pelo serviço de farmácia;

– Falta de segurança na unidade;

– Falta de profissionais para suprir a demanda.

Sobre as demandas, o secretário solicitou um prazo de duas semanas para resolver as reivindicações apresentadas pelo sindicato, exceto, a falta de profissionais e a segurança da unidade. No primeiro caso, Nésio Fernandes afirmou que irá contratar uma empresa para realizar este trabalho, contudo, devido a obrigatoriedade de um processo licitatório, essa contratação não ocorrerá neste prazo de duas semanas.

Já com relação ao subdimensionamento, o secretário afirmou que sua equipe está trabalhando internamente para realizar concurso no próximo ano, para assim, suprir a falta de profissionais para atendimento.

Para o presidente do Seet, Claudean Pereira, a reunião foi positiva, já que foi estabelecido um prazo para solução da maior parte das exigências apresentadas. “Acreditamos que a reunião foi bastante produtiva, contudo estaremos acompanhando de perto a resolução de todas as demandas apresentadas pela entidade”, afirmou.

Comentários pelo Facebook: