Seet
Sobral – 300×100

Secretário Musafir garante celeridade na implantação de UTI pediátrica

Redação AF - |
Fotos Josy Karla
Musafir reforçou que já existe previsão orçamentária da implantação dos leitos na Lei Orçamentária Anual

O secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, e técnicos da pasta receberam na tarde desta terça-feira (20/07), representantes da Associação Mães que Amam (AMAM) de Araguaína para tranquilizá-los e informá-los sobre as providências que a secretaria já vem tomando para implantação de dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) no município.

Segundo o secretário, já existe previsão orçamentária da implantação dos leitos na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016-2019. “O projeto todo está caminhando para que saiam esses leitos e estamos nos trâmites burocráticos finais para conseguir essa implantação. Já temos o recurso para a aquisição dos equipamentos, o município vai fazer a reforma do espaço físico e o custeio será feito pelo Ministério da Saúde, com uma parte do Estado e outra do município. Também vamos ceder profissionais, técnicos em enfermagem e enfermeiros e caberá ao município de Araguaína ceder os médicos”, explicou o secretário.

A médica pediatra Vania Picassso, que faz parte da associação, disse que esta é uma reivindicação antiga. “Estamos nessa luta há anos e nunca conseguimos obter resultados. Agora, sendo recebidos pelo secretário e ele nos explicando como estão correndo as coisas, nós ficamos muito mais confiantes que vamos conseguir esse benefício. Temos que conseguir!’, disse a médica.

Outro membro da associação, Luis Eduardo Tolentino e sua esposa Mayara Cabral reforçaram a fala da pediatra e disseram que vão levar boas notícias para Araguaína.  “Estamos canalizando todos nossos esforços em prol dessa causa porque vai possibilitar o salvar a vida de muitas crianças. Acreditamos que esses leitos agora saiam”, disse Luis Eduardo Tolentino.

Presente na reunião, os deputados estaduais Elenil da Penha e Valderez Castelo Branco, que é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, endossaram o apoio à causa. Valderez, presidente da Comissão de Saúde, disse: “Nós, juntamente com a equipe da saúde, temos trabalhado diuturnamente para que isso se resolva o mais breve possível e vamos conseguir resolver”, afirmou.

Já o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Tocantins, Walter Ohofugi, disse que a Ordem tem a intenção de defender o interesse da sociedade, apoiar movimentos organizados, segmentos representativos e manter o diálogo com o poder executivo, sem omissão, para beneficiar a população. “Vamos dar todo apoio necessário para que consigamos beneficiar a população”, reforçou.

No próximo dia 27, o secretário Musafir participa de encontro do Conselho Nacional de Secretários de Saúde em Brasília-DF, onde também vai pleitear apoio do Governo Federal. “Nesse encontro vamos ter uma audiência com o ministro da Saúde onde vamos tentar priorizar, avançar de alguma forma com esse processo de alocação dos recursos para a UTI pediátrica”, informou Musafir.

Ficou agendada para o próximo dia 3 de agosto, às 10 da manhã, reunião na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Araguaína para tratar de aspectos técnicos necessários a implantação da UTI.

Comentários pelo Facebook: