Seduc anuncia ‘inauguração’ de colégio no norte do Estado após bronca popular

Agnaldo Araujo - |
Foto: Seduc
Colégio passou por reforma e ampliação

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) anunciou o retorno dos estudantes ao Colégio Estadual José Luiz Siqueira, em Wanderlândia. A unidade recebeu obras de reforma e ampliação.

Indignados com a demora na reabertura do colégio, moradores denunciaram ao AF Notícias que os alunos estavam estudando em uma casa alugada em condições precárias há quase dois anos. A inauguração do colégio reformado já tinha sido marcada pelo menos três vezes.

Cerca de 357 alunos estão matriculados na instituição de ensino, entre fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O colégio também atende estudantes privados de liberdade na cadeia pública de Wanderlândia.

As obras receberam investimentos de R$ 2.523.591,68, por meio do Programa Estrada do Conhecimento, gerido pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), em parceria com o Banco Mundial, por meio do Projeto de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (PDRIS).

Segundo a Seduc, a nova estrutura da escola tem 2.546,80 m² construídos e conta com 11 salas de aula, biblioteca, refeitório padrão, bloco de banheiros, coordenação, sala dos professores com banheiros, laboratório de informática, quadra poliesportiva coberta, vestiários e outras dependências como secretaria, financeiro, almoxarifado, diretoria, copa, sala orientação e bicicletário. A escola também recebeu intervenções de paisagismo.

Thyago Gonçalves Freitas é aluno do colégio desde o pré-escolar. Este ano, ele conclui o ensino médio já saudoso, mas satisfeito com as melhorias realizadas na escola. “Há 13 anos estudo no Luiz Siqueira. É a minha única e querida escola. Desde pequeno sonhava em ver essa reforma acontecer e estamos muito felizes agora. Alunos, pais, os nossos professores e os que já estudaram ou trabalharam na escola tinham o mesmo sonho de ver a escola como ela está agora“, disse.

De acordo com a diretora da unidade escolar, Vanusa Alves Figueredo Wanderley, os alunos serão reconduzidos ao novo prédio ainda nesta semana. “Essa escola totalmente nova era um sonho da nossa comunidade. Só com a expectativa de ir para a nova escola já vínhamos observamos uma melhoria nos resultados e queda na evasão. Essa nova estrutura certamente irá refletir na aprendizagem dos alunos. A equipe também está muito motivada. Faremos de tudo para sermos reconhecidos como escola referência no processo ensino-aprendizagem”, relatou.

Segundo Wanessa Zavarese Sechim, secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, as novas instalações irão contribuir para a melhoria da aprendizagem. “Atendendo à solicitação e expectativa da comunidade, alunos e professores, e com o objetivo de proporcionar melhores condições para a efetividade do processo ensino-aprendizagem, estamos autorizando a mudança dos alunos para as novas instalações, situada na Praça do Estudante, no centro de Wanderlândia”, concluiu.

PEC

O Programa Estrada do Conhecimento visa promover educação de qualidade para todos de modo a viabilizar melhores condições de vida e a inclusão social a crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social às margens da Rodovia Belém Brasília, contribuindo na melhoria da qualidade do ensino mediante a utilização de situações didáticas significativas de forma a garantir a permanência e sucesso do aluno na vida escolar.

Veja mais

Enquanto colégio aguarda inauguração, jovens estudam em condições precárias

Comentários pelo Facebook: