Tocantins

Sindicato dos Cirurgiões Dentistas cobram melhorias no Plansaúde odontológico

Por Agnaldo Araujo
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20/04/2017 11h00 - Atualizado há 5 anos
O Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins (Sidiceto) se reuniu com representantes da Prodent e da Secretaria de Administração (Secad), nesta terça-feira (18/04). Na ocasião, foram discutidos assuntos relacionados aos problemas recorrentes da Prodent para com os cirurgiões dentistas prestadores de serviços do Plansaúde Odontológico. Na reunião, o presidente do sindicato, do Ricardo Camolesi, disse que não iria mais aceitar os "desmandos da Prodent". "Ou resolveremos aqui, e precisamos de respostas oficiais, ou reuniremos a Classe para tomarmos outras medidas", disse. O presidente do Sidiceto ainda reclamou do tratamento da Prodent para com os ofícios enviados pelo próprio sindicato e também CRO-TO, ABO-TO e SIC. "Quando precisaram de nós as portas foram abertas, agora a Prodent demora três meses pra responder a um ofício nosso", disse. Ainda na reunião, o presidente da Prodent, Dr. Maurício Camisotti, respondeu dizendo que não sabia se responderia as entidades ou a Secad, por isso a demora. Dentre as reivindicações da categoria protocoladas com a representante da empresa Prodent no Tocantins Dra. Tais Zanin, estão elas, com as devidas respostas, que serão protocoladas no sindicato: 1. Não exigir RX em restaurações Classe I. Resposta: as fotos podem substituir. O advogado do CRO-TO, Hugo Moura, argumentou que existem normas que proíbem o uso excessivo de radiografias sem a real necessidade e são consideradas infrações éticas; 2. O RX escaneado não é visível por isso glosas aos procedimentos, providenciar outra forma de comprovação. Resposta: o Cirurgião Dentista deve fazer a foto como manda o manual de instruções, uma foto adequada. Os representantes dos trabalhadores argumentaram que ''as regras do jogo foram mudadas no meio do jogo'', sem aviso prévio, e também que a comunicação esta muito falha. O presidente do Sidiceto ainda solicitou que as mudanças sejam apresentadas previamente e que haja um prazo mínimo para aplicá-las. Também pediu para que divulguem no site do Plansaúde, reivindicação acatada pelo presidente da entidade. 3. Pagamentos de todos os RX realizados, ou fim de exigência de RX. Resposta: a Prodent fará um levantamento para o aumento no valor do procedimento e inclusão do valor do RX no procedimento e o RX de diagnóstico será pago; As Cirurgiãs Dentistas presentes disseram que não recebem o RX realizado e que nunca ouve aumento no valor da tabela ou inclusão do RX nos valores dos procedimentos; 4. Pagamentos de todas as primeiras consultas e consultas realizadas em urgências. Resposta: a Prodent já paga incluindo nos procedimentos. Quem não recebeu terá o prazo até 15/05/2017 para recursos dos pagamentos. Novamente, o presidente do Sicideto disse que a maioria das reclamações são devido ao não pagamento da consulta inicial. O presidente da ABO-TO, Frederico Valadares, argumentou que um retorno de consulta tem o prazo máximo de 15 dias e que após isso nova consulta deve ser paga; 5. Revisões mais ágeis das glosas. Resposta: já existe um cronograma escrito no manual que é seguido; as Cirurgiãs Dentistas disseram que faturas entregues no mesmo pacote, as glosas foram de 90%; um valor a receber de mais R$ 5 mil e receberam R$ 400; 6. Fim das glosas excessivas em procedimentos de Endodontia, pois quase nínguém mas faz procedimentos endodônticos devido a isso. Resposta: será feito uma reavaliação dos casos. Ficou claro pelo lado dos credenciados que muitos pararam de fazer tais procedimentos, pois o custo é muito alto, com trabalho satisfatórios mas o excesso de glosas injustificáveis; 7. Aumentos nos valores da tabela com pelo menos a reposição de perda da inflação do ano anterior. Resposta: as tabelas são individuais e diferentes de acordo com a necessidade da empresa, mas que a partir de agora, por resolução da Agência Nacional de Saúde, os reajustes serão anuais; 8. Liberar restauração em resina de dentes posteriores. Resposta: não temos no contrato do plano; 9. 0800 da Prodent é péssimo, o atendimento por várias vezes é inexistente e as ligações não completam. Resposta: não é bem assim, temos um controle e não temos reclamações, existe uma satisfação no serviço, o presidente do Sicideto solicitou ao presidente do Plansaúde que exija da Prodent um número de protocolo imediatamente no inicio das ligações, como já existe nos calls centers das operadoras de telefonia, evitando o que é a reclamação recorrente: o profissional liga para reclamar e antes de concluir a ligação caí e tudo tem que ser repetido; 10. Pagar em dia, havendo atraso, pagar multa e juros assim como está no contrato. Resposta: já esta no contrato; 11. Assegurar o pagamento dos honorários independente do repasse do Estado. Resposta: foi pontual o atraso, pois a empresa ficou sete meses sem receber do Estado. O presidente do Sicideto argumentou dizendo: "os três meses, outubro, novembro e dezembro, os quais os usuários ficaram sem atendimento e os Cirurgiões Dentistas ficaram sem trabalhar e sem receber, a Prodent recebeu do Governo e isso ficou como crédito para a empresa, visto que não houveram despesas, pois os atendimentos estavam bloqueados no site. Nenhum Cirurgião Dentista conseguiu abrir nenhum procedimento nestes três meses, insisto porque também sou usuário", disse Riardo Camolesi. Depois de várias horas entre perguntas e respostas, a apresentação de aberrações como glosas de até 70% em faturas de tratamentos odontológicos, glosas em procedimentos clínicos de mais de 50%, e tudo isso com o conhecimento da gestão do Plansaúde, ficou acertado que o documento resposta será protocolado no Sicideto na quinta-feira, dia 20 de abril, pela Dra.Taís Zanin, responsável técnica da empresa no Tocantins. Presentes Estavam presentes na reunião, o presidente do Plansaúde, Márcio Bandeira de Morais, que recebeu os presidentes do SICIDETO, Ricardo Camolesi, da ABO-TO, Frederico Valadares, o advogado do CRO-TO, Hugo Moura, na presença do presidente da Prodent, Maurício Camisotti, e sua equipe Tais Zanin - responsável técnica, e Rodrigo Rosolem Califoni - diretor de operações, além da Cirurgiã Dentista Mariana Pinheiro Matias, a administradora da Clínica, Jeza H. Xavier Marques. O secretário da Administração Gefeson Oliveira Barros, que também iria participar, foi chamado pelo governador do Estado minutos antes da reunião.

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