Sindicato Rural de Cristalândia e Senar ofertam capacitação a produtores da região

Agnaldo Araujo - |
Foto: Divulgação
O curso foi realizado em Cristalândia do Tocantins

Com um mercado cada vez mais exigente e com a entrada definitiva da tecnologia no campo, uma das áreas que mais sofre com a falta de mão de obra qualificada é a de máquinas e implementos agrícolas. Pensando em transformar esse problema em alternativa de crescimento da produtividade e oferta de emprego, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) permanece disponibilizando cursos e treinamentos para instrutores no setor de agricultura.

Um exemplo é o curso de Trabalhador na Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, realizado no período de 23 a 27 de abril no município de Cristalândia do Tocantins.

A capacitação foi realizada através de uma parceria com o Sindicato Rural de Cristalândia, administrado pelo presidente Jackson Lima, e a prefeitura do município. O principal objetivo é atender a demanda dos participantes com informação e assistência técnica qualificada para a gestão das atividades desenvolvidas no dia a dia.

Foi abordado durante o curso conhecimento dos componentes e sistemas do trator, como a manutenção permitirão ao operador executar as diversas tarefas e operações agrícolas, tornando os alunos aptos a exercerem suas funções de forma correta e segura. Outros pontos foram segurança no trabalho, simbologia e identificação do sistema, ajustes e regulagens de grade, ajustes de trator, lubrificação e prática de forma adequada do equipamento.

O presidente da Faet/Senar, Paulo Carneiro, explicou que a instituição está avançando cada vez mais na oferta de treinamento para instrutores com capacitações em máquinas de última geração para atender com qualidade os produtores rurais de todo o Tocantins. “O resultado já pode ser visto com o aumento da produtividade e a profissionalização do setor”, pontuou.

Comentários pelo Facebook: