Sobral – 300×100
Seet

Sujeira e mau cheiro tomam conta da UFT devido paralisação por falta de pagamento

Agnaldo Araujo - |
Fotos: Jaziel Coutinho
A previsão é que o pagamento seja efetuado no máximo até a próxima terça, 5

Agnaldo Araujo // AF Notícias

Funcionários terceirizados pela empresa Fênix Assessoria e Gestão, responsável pela limpeza na Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Cimba em Araguaína (TO), estão parados há cerca de oito dias por falta de pagamento. A sujeira e o mau cheiro tomaram conta dos banheiros, salas de aula e corredores da universidade.

Os trabalhadores estão há um mês sem receber e passam por dificuldades. “Não temos condições de trabalhar sem receber. Nós saímos de casa para trabalhar e receber”, afirmou uma servidora. Conforme apurado, atualmente são cerca de 16 funcionários que cuidam da limpeza.

Ainda segundo funcionários, os servidores administrativos da universidade fizeram uma cesta básica e distribuíram para todos, pois estão até mesmo sem dinheiro para comprar alimentos.

A falta de limpeza afeta também os alunos e professores. De acordo com o acadêmico do curso de Biologia, Jaziel Cardoso Coutinho, a Universidade parece abandonada. “Todos os dias agora quem vem para a faculdade encontra o chão sujo, banheiros sujos e com mau cheiro”, relatou o estudante. Ele ainda ressaltou que os gatos que ficam pelos corredores, às vezes, bebem no mesmo bebedouro dos acadêmicos. “Inclusive já teve relato de micose transmitida através dos gatos”, afirmou.

Na tarde da última sexta-feira (29/04) uma professora do curso de Matemática e alguns acadêmicos pegaram sabão, água, rodos e panos e fizeram a limpeza de algumas salas do bloco 3P.

Outro lado

A empresa Fênix Assessoria e Gestão informou que a falta de pagamento é devido ao atraso no repasse do Ministério da Educação, mas que a UFT já recebeu o dinheiro na semana passada, contudo existe trâmites para o pagamento ser efetuado. “O MEC tem deixado de fazer o repasse normal para todas as faculdades do Brasil”, disse.

A empresa disse ainda que a previsão é que o pagamento atrasado seja efetuado na próxima segunda-feira (02/05) e que seja adiantado o próximo pagamento.

Comentários pelo Facebook: