Sobral – 300×100
Seet

Teatro com fantoches em Araguaína sobre mosquito ganha destaque nacional

Agnaldo Araujo - |
Foto: Divulgação
O projeto de Vigilância em Saúde de Araguaína ganhou destaque nacional

O projeto de Vigilância em Saúde de Araguaína (TO) ganhou destaque nacional pelo trabalho de conscientização, com informações sobre o mosquito Aedes aegypti. Na semana passada, as atividades foram divulgadas no Blog da Saúde, do Ministério da Saúde (MS), e no site da Empresa de Serviços Hospitalares (Ebserh). As ações, em Araguaína, são realizadas em escolas, creches, praças, instituições e outros locais.

Nas palestras realizadas pelas equipes, o destaque principal é a apresentação de teatro com fantoches, com informações sobre o mosquito e os cuidados que todos devem ter para não contrair doenças como dengue, febre Chikungunya e vírus Zika.

Destaque nacional 

A matéria de destaque nacional foi da palestra realizada com as crianças internadas no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT/UFT), veiculada no site da empresa que administra o hospital, a Ebserh (clique aqui) e no Blog da Saúde do MS (clique aqui). A matéria veiculada no Blog da Saúde destacou: “Em Araguaína (TO) um teatro de fantoches tem sido usado para conscientizar crianças sobre a importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti”.

A coordenadora técnica da equipe de Vigilância em Saúde do Município, Ana Cláudia Lima, contou que a ação foi iniciada em 2009 e um dos objetivos é conscientizar e sensibilizar as crianças, de forma lúdica, “A gente quer transformar esse público em multiplicador de educação sanitária para que eles possam em casa ter o cuidado com a água parada, por exemplo. As crianças acabam cobrando dos pais essas atitudes e cuidados”, explicou Ana Cláudia ao blog da Saúde.

Pessoas atendidas 

O Município, por meio da Secretaria da Saúde, realiza várias ações de combate ao Aedes todos os dias. As equipes de Vigilância em Saúde, do Centro de Controle de Zoonoses de Araguaína, continuam realizando as atividades de Educação em Saúde, nas escolas municipais, estaduais e outros órgãos parceiros.

Em 2015 foram 330 eventos e 53.107 pessoas atendidas com o projeto. Este ano, somente nos meses de janeiro a abril já foram realizados 204 eventos, levando informação para 28.701 pessoas.

Programação 

Esta semana as equipes de Vigilância em Saúde vão estar nos seguintes locais:

Dia 7 (Amanhã, terça-feira)
8h – Palestra com apresentação de fantoches no Centro Educacional Infantil (CEI) Santa Clara, no Setor Alto Bonito;

Dia 8 (quarta-feira)
9h – Palestra com apresentação de fantoches na Escola Espírita André Luiz, no Setor Morada do Sol III;

Dia 9 (quinta-feira)
8h30 às 14h30 – Centro de Ensino Médio Benjamim Jose de Almeida, no setor Urbanístico;

Dia 10 (sexta-feira)
8h – Planejamento e ensaio do Teatro Humano de Leishmaniose, no Auditório CCZ, no Setor Parque Sonhos Dourados. (Ascom)

Comentários pelo Facebook: