Seet
Sobral – 300×100

Terciliano Gomes pode ser forte candidato a deputado estadual, avalia jornalista

Agnaldo Araujo - |
Foto: Divulgação
Terciliano Gomes é o atual presidente da União dos Vereadores do Tocantins

Alberto Rocha//Opinião

A regra é clara: político que não se renova, não se moderniza, não se profissionaliza ou não se reinventa não consegue chegar aonde quer.

Isso só acontece porque muitos políticos não estão dispostos a rasgarem o velho plano da politicagem rasteira, interesseira e corrupta. Muitos ainda insistem em andar na velha estrada dos repetitivos discursos demagogos e frios. Além disso, evitam a mudança que os novos tempos exigem e ainda pensam que o povo é besta.

Mas, se por um lado há políticos desatentos, por outro, existem aqueles que estão dispostos a avançar, a crescer, olhar para frente com uma lupa diferenciada. Estes, certamente têm tudo para chegar aonde planejaram.

Hoje, político que estiver disposto a um novo jeito de encarar a carreira política deve urgentemente se preparar para o motor da mudança, utilizando as novas tecnologias disponíveis, criando oportunidades, mudando radicalmente a forma de pensar toda a conjuntura política. Para isso, é necessário rompimento com o próprio umbigo e defender os reais interesses da coletividade.

Olho vivo. Ano que vem tem eleição e possíveis candidatos já se movimentam como cobra em areão quente. Os arranjos e os troca-trocas já começaram. Todos sonham e desejam chegar lá, mas, pelas circunstâncias, já estão atrasados, apesar do esforço e dos mandatos que carregam nas costas.

Mas é nesse cenário de mudança e de perspectivas novas que surgem novos nomes que podem ditar novo ritmo na política tocantinense, em especial, na araguainense. Além dos atuais deputados que representam a cidade, surge uma geração de políticos com uma mentalidade diferente que podem ganhar a dianteira na próxima eleição. Eles se movimentam como fogo de monturo, que queima calado e sempre.

Olho vivo. Que se cuidem aqueles que já têm mandato. A nova geração está trabalhando com inteligência e na surdinha, de olho numa cadeira na Assembleia, Câmara Federal ou Senado.

Dentre aqueles que miram uma vaga de deputado estadual por Araguaína está o atual presidente da União de Vereadores do Tocantins (Uvet), Terciliano Gomes, vereador mais votado nas últimas eleições em Araguaína e que conseguiu também arrancar a presidência da Uvet sem o apoio de políticos famosos da cidade. Para vencer a eleição, Terciliano articulou por baixo e por cima, e deu certo.

Com a Uvet na mão, Terciliano ganha força, visibilidade e espaço em todo o Estado, posição que o coloca em vantagem sobre seus principais concorrentes diretos. Nas rodas de amigos, Terciliano, ao ser questionado sobre uma possível candidatura a deputado estadual, não diz que sim nem que não, mas também não esconde o desejo de chegar à Assembleia Legislativa ao dizer: “Diga ao povo que fico”. Resta saber se ele quer ficar aqui ou lá.

Então, olho vivo.  Para os que já têm mandato a melhor coisa a fazer é se mexer.  Pois, por trás dessa moita cheia de dúvidas e de segredo pode estar escondido o inevitável. E quando as coisas acontecerem, aí será tarde demais: a carroça já terá empinado de vez.

Olho vivo na eleição do ano que vem.

Alberto Rocha é jornalista.

Comentários pelo Facebook: