Seet
Sobral – 300×100

TIM indeniza consumidor em R$ 5 mil por música ‘sofrência’ em som de chamada

Redação AF - |
Foto: Divulgação
Operadora TIM foi condenada a indenizar o consumidor

Um consumidor de Palmas foi indenizado em R$ 5 mil a título de danos morais, pela operadora Tim S/A, por ter a música ‘sofrência’ ativada indevidamente em sua linha móvel. O caso foi apreciado pela 1ª Turma Recursal Cível do Tocantins, que manteve a decisão de primeiro grau. O consumidor é um empresário da capital.

“Verifica-se que a operadora ativou uma música conhecida popularmente como ‘sofrência’ no som da chamada do número do celular do autor sem sua solicitação e ou autorização”, diz a decisão.

As pessoas que ligavam para o autor da ação ouviam a música ‘sofrência’ antes que ele atendesse a chamada. A decisão destaca que a música ativada é utilizada como zombaria no meio popular relacionada à frustração conjugal, ocasionando constrangimentos, atingindo sua honra e dignidade, vez que o autor é um “pai de família e possui conduta e reputação ilibada”.

Segundo a decisão, a ativação automática de serviço de telefonia que exponha o consumidor a constrangimentos, como a ativação de toques e músicas na chamada de espera da ligação, é prática abusiva e falha na prestação do serviço.

“Causa dano moral indenizável a conduta da prestadora de serviço de telefonia que ativa, sem solicitação, música de conteúdo jocoso como toque de espera da chamada do celular do consumidor”, afirma a decisão.

Comentários pelo Facebook: