Sobral – 300×100
Seet

Tocantinenses viajam para conhecer boas práticas em cooperativas nos EUA

Agnaldo Araujo - |
Foto: Divulgação
A viagem inclui uma visita no departamento de Cooperativas da Universidade de Wisconsin (em Madson)

De 15 a 26 de agosto, integrantes de cooperativas do Tocantins participam da Missão de Prospecção de Boas Práticas em Cooperativismo nos Estados Unidos. A comitiva é formada por 16 pessoas, sendo 11 da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), duas do Sicredi, duas do Sicoob Credipar e uma do Sescoop-TO.

A intenção é conhecer o modelo de cooperativismo agropecuário e de crédito dos EUA. Os tocantinenses vão assistir palestras com especialistas da Universidade de Wisconsin, conhecer o modelo de gestão e a estrutura de cooperativas agropecuárias e de crédito, além de visitarem propriedades rurais e a Bolsa de Chicago.

O presidente do Sistema OCB Sistema OCB/Sescoop-TO (Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado do Tocantins/Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins) e da Coapa, Ricardo Khouri, explicou que a viagem aos Estados Unidos será uma experiência inédita para os ramos crédito e agropecuário que vão poder observar as práticas de governança das cooperativas americanas, bem como a relação entre o cooperado e sua cooperativa.

Os gastos com a viagem serão custeados pelo Sescoop-TO, com contrapartidas das cooperativas e participantes, e apoio da OCB Nacional.

Atividades – A programação inclui uma série de visitas técnicas:

Departamento de Cooperativas da Universidade de Wisconsin (em Madson).

Landmark – cooperativa de grãos (em Madson).

Associação Nacional das Cooperativas de Crédito – CUNA (em Madson).

Cooperativa Central Growmark (Illinois).

Bolsa de Valores de Chicago (Illinois).

Sindicado de Produtores Rurais dos Estados Unidos (em Chicago).

Comentários pelo Facebook: