Seet
Sobral – 300×100

Tocantinópolis inaugura primeira UPA 24 horas, a única do Bico do Papagaio

Agnaldo Araujo -
Foto: Dirceu Leno
A UPA já está atendendo desde o primeiro dia de agosto

Após meses de espera, foi inaugurada a primeira Unidade de Pronto Atendimento de Tocantinópolis, e a única do Bico do Papagaio. A UPA Dr. Murilo Bahia Brandão Vilela já está em funcionamento 24 horas por dia. A unidade fica localizada na Rua Floriano Santos, ao lado do Ginásio de Esportes, no Centro da cidade.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, antes os atendimentos de urgência e emergência eram realizados no Hospital Municipal José Sabóia, agora com a inauguração da Unidade, os pacientes deverão procurar o novo centro médico. “Essa é a primeira unidade com este perfil na região do Bico do Papagaio e depois de ser habilitada pelo Ministério da Saúde, irá atender demandas e outras especialidades médicas”, destacou o prefeito de Tocantinópolis, Fabion Gomes (PR).

A população começou a ser atendida desde o dia 1º de agosto. O Ministério da Saúde (MS), com contra partida da Prefeitura de Tocantinópolis concretizaram a construção da obra, orçada em mais de R$ 2 milhões.

Para o efetivo funcionamento, o município vai arcar com todas as despesas até a habilitação feita pelo Ministério. Após a habilitação, o Governo Federal terá que destinar o valor de 50% da verba de custeio. Outra metade do custo fica com o Estado (25%) e a prefeitura (25%).

O prefeito Fabion afirmou que o Governo Municipal garantirá, pelos próximos meses, o repasse necessário para a efetivação dos atendimentos. “Para ser habilitada como UPA pelo MS, a unidade precisa estar funcionando e o prazo para a regularização pode demorar até seis meses. Por esta razão, a Prefeitura de Tocantinópolis irá bancar com as despesas, mesmo os Governos Estadual e Federal não destinando os repasses necessários. Com o funcionamento desta unidade, irá desafogar o tão sobrecarregado Hospital Municipal”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que além dos atendimentos de urgência e emergência, as solicitações de ambulâncias passam a ser feitas na UPA.

Para maiores informações e solicitações, a população pode entrar em contato pelo telefone da unidade: (63) 3471-1053.

Comentários pelo Facebook: