Seet
Sobral – 300×100

Tocantins registra maior número de focos de calor dos últimos cinco anos

Mara Santos - |
Foto: Divulgação
Número de focos de calor em abril deste ano é o maior dos últimos cinco anos

O Tocantins registrou, no mês de abril deste ano, 369 focos de calor. O número é quase 320% maior que o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 88 focos, segundo os dados divulgados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Os números deste ano ficam abaixo apenas de 2010, quando foram registrados 419 focos de calor no Estado. O major bombeiro Cássio de Sousa Pedro,  gerente do Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual, explica que os focos registrados de calor não necessariamente representam incêndios, uma vez que uma superfície aquecida como telhados de zinco e outros materiais metálicos também pode ser interpretada como foco de calor.

Um dos fatores que colaboraram para este aumento foi a falta de chuvas no Estado. Das 14 cidades monitoradas pelas estações meteorológicas que enviam dados para a Defesa Civil Estadual, choveu 2,2 milímetros em Mateiros, região do Jalapão, onde o esperado era de 14 milímetros. Em Paranã, Sudeste do Estado, as chuvas também diminuíram. Lá, foram registrados 2,6 mm, onde o esperado para o período é de 101,4 mm, para todo o mês.

Segundo o gerente, o período atípico meteorológico no Estado sugere precaução em áreas rurais, a fim de evitar o risco de incêndios. “Sabemos que o Estado a cada ano enfrenta situações de queimadas. Nossa orientação aos moradores da zona rural é que mantenham as precauções necessárias a fim de evitar incêndios florestais”, afirmou. Os produtores devem realizar aceiros e desmatar somente com autorização legal.

Comentários pelo Facebook: