Transporte escolar sucateado em Xambioá: ‘coloco meu filho no ônibus e rezo’, diz pai

Agnaldo Araujo - |
Foto: Divulgação
Ônibus escolar sem funcionar em Xambioá

Márcia Costa//AF Notícias 

Moradores do assentamento Grota de Laje, zona rural do Município de Xambioá, norte do Estado, estão revoltados com a precariedade dos veículos que transportam os estudantes da região. Segundo a denúncia, no pátio da Secretaria de Transportes do município há um ‘cemitério’ de ônibus sucateados.

Os moradores relataram que o transporte escolar está indo ao assentamento apenas duas vezes na semana. Não bastasse isso, a falta de manutenção nos veículos põe em risco a segurança de crianças e adolescentes. O semestre letivo também está prejudicado para muitos estudantes .

Vanderlan Marques de Araújo, morador de região, disse que mais da metade da frota de ônibus escolar não funciona. “Aqui na cidade de Xambioá não tem ônibus adequado para o transporte dos alunos. Eu coloco meu filho no ônibus e rezo para que não aconteça nada com ele”, criticou.

Ainda segundo o morador, os alunos já passaram até um mês sem ir à escola por causa da falta de transporte. “Não tinha veículo, pois estão todos caindo aos pedaços e parados na Secretaria de Transportes“, completou.

E não é somente os alunos do assentamento Grota de Laje que estão sofrendo com a precariedade do transporte escolar. O problema também está atingindo os estudantes dos assentamentos Recanto, Caçador, Limeira e Barra do Lontra.

O problema já foi denunciado este ano ao Ministério Público Estadual através de um abaixo-assinado com 40 assinaturas de pais de alunos. Agora resta apenas esperar uma solução.

Outro lado

A reportagem solicitou posicionamento da prefeitura de Xambioá, mas ainda não obteve retorno.

Comentários pelo Facebook: