Anualmente, os tocantinenses enfrentam inúmeros transtornos no período chuvoso. Além da inundação provocada pelos temporais e o grande contingente de raios que cai no Estado, a queda de energia elétrica também é sempre uma queixa. Por esta razão, mais de R$ 200 milhões foram investidos pela
Energisa até o mês de setembro na manutenção da rede de energia e automação do sistema (redes inteligentes). Tudo isso, segundo a concessionária, está sendo feito para oferecer ao tocantinense assistência especializada durante o período chuvoso. A
Energisa preparou um plano de contingência e está com as suas equipes mobilizadas para o atendimento das ocorrências emergenciais provocadas pelos temporais. Segundo a distribuidora, cerca de 300 equipes estarão disponíveis para atuar em situações de emergência. Conforme a concessionária, a rede inteligente é capaz de detectar, isolar e se recompor automaticamente após a ocorrência de uma falha, dando uma resposta mais rápida para o cliente. Sua implantação agilizará os serviços, garante a
Energisa. Nos dias de chuva forte, hospitais, clientes que necessitam de aparelhos para sobrevivência e locais com grande circulação de pessoas terão atendimento priorizado em caso de queda de energia. Já os moradores de áreas rurais podem não ser atendidos imediatamente devido a dificuldade de acesso, de acordo com a
Energisa.
CONTATO Em casos de temporal, a concessionária orienta que os clientes permaneçam distantes de cabos partidos, tirem os aparelhos eletroeletrônicos da tomada, não usem telefone de linha, não entrem dentro de rio ou córrego, não se abrigue embaixo de árvores e muitos outros cuidados. Na falta de energia, é possível contatar a
Energisa por telefone, pela internet, pelo aplicativo de celular Energisa On, por comunicação escrita ou ainda atendimento presencial.