Seet
Sobral – 300×100

Três secretários perdem cargos com fusão de secretarias em Araguaína e PMDB deixa Habitação

Redação AF - |
Foto: Leila Mel
Redução drástico no repasse do FPM preocupa prefeito Ronaldo Dimas.

As secretarias municipais do Esporte, Cultura e Lazer, Habitação e Desenvolvimento Econômico foram agrupadas a outras três secretarias da Prefeitura de Araguaína. Com isso, o número de pastas foi reduzido de 12 para 9. A fusão foi publicada no Diário do Município, em 31 de dezembro de 2015, através da Lei Municipal nº 2984, que altera a lei nº 2.829, de 31 de dezembro de 2012.

Com a mudança, três secretários perderam os cargos: Wilamas Ferreira, da Cultura; Geraldo Silva, da Habitação e Frederico Prado, do Planejamento. O PMDB também perdeu espaço na gestão.

A importante e notória pasta da Habitação era comandada por peemedebistas desde o início da gestão Dimas, em 2013. Com a fusão, Geraldo Silva retornou à cadeira de vereador na Câmara Municipal, na quarta-feira (6). Ele permaneceu um ano e oito meses, após a saída de Elenil da Penha, atual deputado estadual.

As novas pastas serão renomeadas em: Secretaria Municipal do Planejamento, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico // Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer // e Secretaria Municipal do Trabalho, Ação Social e Habitação.

O prefeito Ronaldo Dimas ainda não anunciou de quanto será a economia com a fusão das pastas.

Secretários

Joaquim Quinta Neto, aliado da ministra Kátia Abreu, responderá pela Secretaria do Planejamento, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. Para ele, a união das secretarias é muito proveitosa. “Vemos que é muito bom, tanto no âmbito econômico, quanto no aspecto prático de agilidade, para quem for procurar o atendimento público”, disse.Pela Secretaria do Trabalho, Ação Social e Habitação, responde agora o secretário José da Guia Pereira da Silva. Para o secretário, a união das pastas otimiza os trabalhos. “Queremos melhorar cada vez mais as ações e com a união das pastas, vamos agilizar os trabalhos e conter despesas”, frisou.

À frente da pasta de Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o secretário Jocirley Oliveira disse que além da contenção de gastos, a população será beneficiada. “Vamos priorizar e dinamizar as ações, para que sejam bem executadas principalmente de cultura e lazer, sempre procurando oferecer o melhor para a população”, completou.

Novos endereços

Com as mudanças, as demandas do Desenvolvimento Econômico que integra a pasta da Secretaria Municipal do Planejamento, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia serão atendidas no Prédio da Prefeitura, localizado na Avenida José de Brito, nº 728, no Setor Anhanguera. Os atendimentos dos programas Compra Direta, Trator na Roça e Serviço de Inspeção Municipal (SIM) continuam a ser realizados no prédio da Prefeitura localizado à Rua 25 de Dezembro, no Centro.

Cultura, Esporte e Lazer, que faz parte da mesma pasta da Secretaria Municipal da Educação atende na Avenida Bernardo Sayão, setor Entroncamento.

Os atendimentos da Habitação, que se unem aos da Secretaria Municipal da Ação Social e Trabalho, continuam no mesmo endereço, Rua Humberto de Campos, nº 58, no Bairro São João.

Comentários pelo Facebook: