Unidade Básica de Saúde construída ainda em 2016 continua de portas fechadas em Colinas do TO

Agnaldo Araujo -
Foto: Divulgação
UBS está abandonada em Colinas do Tocantins

Márcia costa//AF Notícias 

Moradores dos setores Estrela do Norte I e II, em Colinas do Tocantins, estão sem atendimento na única Unidade Básica da Saúde (UBS) da região. O prédio está pronto desde 2016, mas até agora não abriu as portas para atender a comunidade.

A UBS chegou a ser inaugurada pelo ex-prefeito José Santana (PT), porém, não foi devidamente equipada e ainda há problemas na construção. O valor investido inicialmente teria sido de aproximadamente R$ 409 mil, fora os aditivos ao contrato durante a execução da obra.

Apesar de ter uma estrutura nova, a unidade de saúde está cercada pelo mato e estaria servindo de abrigo para usuários de drogas. Por outro lado, os moradores estão buscando atendimento médico nas unidades localizadas em outros bairros. Segundo a bronca popular, o atual prefeito Adriano Rabelo (PRB) também não deu nenhuma previsão para abertura da UBS.

O morador Alex Carlos disse que os mais prejudicados são crianças e idosos. “O postinho devia ter sido inaugurado, mas está abandonado pelo poder público. Não sabemos o que fazer! Quero uma resposta do prefeito. Ele prometeu saúde, mas fica difícil assim”, disse.

Cansados de esperar, os moradores colocaram cartazes na porta da UBS abandonada cobrando solução por parte da prefeitura. “Adriano Rabelo, a população do Estrela do Norte está precisando do postinho de saúde funcionando, e não abandonado. Cadê os remédios em casa que você prometeu para a população de Colinas?”.

O vereador Romerito (PT) afirmou que a população de Colinas sofre com o descaso da saúde pública no município. “Acho um absurdo um prédio novo se deteriorando e sendo alvo de vândalos. A UBS está pronta há mais de um ano e meio e o prefeito Adriano Rabelo não entregou à população”, afirmou.

OUTRO LADO

Em nota, a Secretaria Municipal de Colinas (Semus) afirmou que o prédio foi entregue com vícios na estrutura e que teria sido inaugurada sem projeto de implantação das equipes de saúde.

Em relação ao funcionamento das equipes de saúde da família e saúde bucal que serão abrigadas nas UBS Estrela do Norte e Santa Maria, a Secretaria disse que o Ministério da Saúde estabelece prazo de 120 dias para efetiva implantação e funcionamento de equipes novas implantadas. As novas equipes de Colinas do Tocantins foram credenciadas pelo Ministério da Saúde em 27 de dezembro de 2017 e o prazo limite para implantação é o dia 27 de abril deste ano, segundo a nota.

“Reiteramos que a Semus tem compromisso com o fortalecimento e ampliação da atenção básica municipal e está comprometida em fazer o que for necessário para ampliar o acesso à saúde com qualidade e de forma resolutiva”, finaliza a nota.

Foto: Divulgação
Os cartazes foram fixados na porta da UBS

Comentários pelo Facebook: