Sobral – 300×100
Seet

UFT e Ebserh assumem gestão plena do Hospital de Doenças Tropicais de Araguaína nesta quinta-feira

Mara Santos -
Foto: Dicom UFT/Divulgação
Nova gestão prevê melhorias no hospital

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)  assumem a gestão plena do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), nesta quinta-feira (02/05). A solenidade de posse da gestão acontece às 9h, no hall do HDT.

A nova gestão prevê melhorias físicas, investimentos no ensino e pesquisa, e ampliação dos recursos humanos na unidade. Para o reitor da UFT, Márcio Silveira, este será um momento muito importante para a sociedade do Estado do Tocantins como um todo, especialmente para a região de Araguaína, pelo fato de ser um hospital de referência na área de doenças infectocontagiosas envolvidas na questão dos trópicos.

O gerente de ensino e pesquisa do HDT/UFT, Antônio Oliveira dos Santos Junior, explica que estão trabalhando na abertura de cinco novos programas de residência médica para o ano de 2017.

No campo da pesquisa, foi iniciado processo para criação de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), vinculado aos órgãos nacionais, que possibilitará a autorização e acompanhamento das pesquisas que futuramente serão realizadas no hospital. Outra ação é o assessoramento à Gerencia de Atenção à Saúde na abertura do serviço de cirurgia geral do HDT.

Uma das melhorias, já executada, está relacionada à ampliação das especialidades ofertadas pelo hospital. O HDT/UFT atende as especialidades de infectologia (adulto e pediátrica), pneumologia, hepatologia, ginecologia, dermatologia, pediatria (geral e especializada), clínica médica e clinica cirúrgica. No início de junho serão ofertados os serviços em cardiologia e hematologia.

Com concurso já realizado e resultado homologado, profissionais das áreas de urologia, nefrologia, neurologia, psiquiatria, medicina intensiva, medicina do trabalho, anestesiologia, gastroenterologia; e das especialidades de apoio diagnóstico: médico ultrassonografia, médico radiologista e médico ecocardiografia; aguardam serem chamados para contratação.

A realização do concurso foi um passo relevante desta nova gestão do HDT, que possibilitou a formação do quadro de funcionários atual. Foram ofertadas 275 vagas nas diversas áreas para contratos imediatos e para cadastro reserva. Até o momento, foram contratados 108 novos profissionais.

A Unidade Hospitalar recebeu adequações do espaço físico para acomodar os novos funcionários e novos setores. Dentro da nova acomodação destaca-se o cabeamento estruturado, implantação de internet, mobílias novas, computadores, pintura interna e externa, dentre outras. (Com informações da Dicom UFT).

Comentários pelo Facebook: