Seet
Sobral – 300×100

Verão exige cuidados redobrados com a alimentação, alerta médica

Redação AF -
Foto: Divulgação
Veja os cuidados com a alimentação durante o verão

No verão, o corpo fica mais sensível a alimentos bem condimentados e gordurosos, e não ter essa consciência pode aumentar os mal-estares causados pela alimentação pesada, incluindo riscos de intoxicação.

Quem faz esse alerta é a médica Nayana Brandão. “Com o tempo mais quente, nosso corpo trabalha mais para estabilizar as demandas de hidratação e manter o bom funcionamento. Se eu acrescento uma rotina alimentar pesada, eu sobrecarrego muito mais o meu corpo e, pior, não ofereço nenhum tipo de compensação nutricional”. 

Segundo a médica, as velhas recomendações são sempre válidas: uma alimentação balanceada e leve mantém o corpo e a pele hidratados, prevenidos dos efeitos do sol e, consequentemente, muito saudáveis para encarar o verão.

“A tarefa de casa é uma alimentação à base de frutas, legumes, verduras, carnes magras grelhadas ou assadas, e ingestão de muito líquido. Importante também consumir alimentos que têm ação fotoprotetora contra a exposição solar”.

Vegetais e frutas de cores vermelho, laranja e amarelo são ricos em carotenoides e ajudam a proteger a pele da ação do sol. Mamão, cenoura, abobrinha, tomate, goiaba, beterraba e uva são boas pedidas.

Drª. Nayana reitera que o que deve ser evitado são os alimentos de difícil digestão:

– Alimentos gordurosos

– Alimentos lácteos em virtude do risco pela má conservação

– Alimentos fritos

– Alimentos perecíveis expostos à temperatura ambiente

– Bebidas alcoólicas

Outra recomendação importante é a de que refeições mais fracionadas podem ajudar o organismo no processo de digestão. “É interessante redistribuir a dieta diária, fracionando em mais vezes ao longo do dia e em porções menores. Isso ajuda nosso organismo a processar os alimentos”.

Comentários pelo Facebook: