Seet
Sobral – 300×100

Vereadores aprovam com facilidade doação de área pública avaliada em mais de R$ 500 mil

Redação AF - |
Foto: AF Notícias
Vereadores aprovaram com facilidade a doação de área pública

Márcia Costa //AF Notícias

Com apenas um voto contrário, os vereadores de Araguaína aprovaram, em primeira votação, o projeto de lei de autoria do prefeito Ronaldo Dimas (PR) que faz a doação de uma área pública de quase 2 mil metros quadrados para o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). A sessão ocorreu na tarde desta segunda-feira (28).

A área, avaliada em mais de R$ 500 mil, fica localizada em um dos setores mais valorizados da cidade, no Jardim Santa Helena, nas proximidades da Via Lago, o futuro cartão postal. Votou contra a doação apenas o vereador Silvano do Picolé (PSC).

A área total doada é de 1.776 metros quadrados, equivalente a cinco lotes no tamanho 12 por 30 metros.

O projeto teve duas emendas: uma do vereador Divino Bethânia (Pros) e outra do Professor Delan (PSDB). O objetivo é garantir que a população tenha algum benefício na doação.

Uma das emendas impõe ao CREA a obrigação de construir uma praça com paisagismo e iluminação LED, contudo, não especifica o tamanho, local da obra e nem valor mínimo de investimento. A outra emenda prevê a construção de academia ao ar livre, contudo, também não especifica os equipamentos mínimos a serem implantados.

O vereador Silvano do Picolé (PSC), único a votar contrário, mesmo resistindo a pressão dos demais vereadores, disse que visitou a área pública e conversou com a comunidade, que se manifestou contra a doação. Ele argumenta que a população não será beneficiada. “Muitas entidades que realizam ações sociais necessitam de uma área como essa e não têm condições financeiras de adquirir. Agora doam uma área enorme e a sociedade não será beneficiada. Por isso meu voto é contra”, disse.

Já o vereador Divino Bethânia discordou do argumento de que não haverá benefício à população. “Não estamos votando nada sem benefício à comunidade. Uma praça e academia ao ar livre é benefício. Dizer que a sociedade não está ganhando nada é uma mentira. Sobre o tamanho de praça ou o tipo de cimento a ser usado, arborização, plantação de caju ou manga, senhores precisamos ter boa-fé. Uma entidade como CREA, que trabalha com construção civil, se fizer uma praça chula será sinal de incompetência. Tudo tem que ser ecologicamente correto ou vocês acham que eles querem atestar sinal de incompetência?”, questonou o vereador Divino Bethânia.

O vereador Carlos Silva (PSDC), que havia questionado e criticado a doação, inclusive ressaltando que o CREA tem condições financeiras de comprar um imóvel, surpreendeu e votou a favor do projeto. Ele disse que mudou seu posicionamento em razão dos benefícios que foram incluídos.

Votaram a favor da doação da área pública os seguintes vereadores: Gipão (PR), Terciliano Gomes (SD), Israel da Terezona (PR), Geraldo Silva (PMDB), Gilmar da Auto Escola (PSC), Edimar Leandro (PRP), Ferreirinha (PMDB), Divino Bethânia Jr (PROS), Soldado Alcivan (PP), Gideon Soares, (PRTB), Wagner Enoque (PRB), Zezé Cardoso (PSDB), Leonardo Lima (PRTB), Professor Delan (PSDB) e Carlos Silva (PSDC). O presidente Marcus Marcelo só votaria em caso de empate.

Foto: Divulgação
Vereadores que votaram a favor da doação

Comentários pelo Facebook: