Seet
Sobral – 300×100

Xeroso, Quinta Neto, Josias Fotógrafo e Luciano Santana seriam vereadores no ‘distritão’

Redação AF - |
Foto: Montagem/AF
Xeroso, Luciano Santana, Joaquim Quinta Neto e Josias Fotógrafo.

O ‘distritão’ é um dos assuntos mais debatidos na proposta de reforma política que tramita no Congresso Nacional, com grandes chances de aprovação. Na prática, acabará com as coligações nas eleições para deputado federal, deputado estadual e vereador. Serão eleitos apenas os candidatos mais votados. Caso a reforma seja aprovada ate 7 de outubro, ja valera para as eleições 2018.    .

O AF fez um levantamento considerando o resultado das eleições 2016 para vereador de Araguaína, caso o distritão estivesse em vigor. Das 17 cadeiras da Câmara Municipal, quatro teriam mudanças.

Com o distritão, Xeroso (1.461 votos) e Luciano Santana (1.308 votos) teriam sido reeleitos. Os novatos Joaquim Quinta Neto (1.264 votos) e Josias Fotógrafo (1.140 votos) também sairiam vitoriosos.

Por outro lado, os vereadores de primeiro mandato, parte da renovação na Câmara, Zezé Cardoso (1.064 votos), Leonardo Lima (1.063 votos), Carlos Silva (989 votos) e Professor Delan (809 votos) não teriam sido eleitos.

Essa é a principal crítica ao sistema proporcional, atualmente em vigor. O suplente Xeroso, por exemplo, obteve a 8ª maior votação entre todos os candidatos, inclusive à frente de 10 vereadores eleitos, mas não saiu vitorioso.

Já com o distritão, não serão levados em conta os votos para o partido ou a coligação. Serão eleitos apenas os candidatos mais votados, e pronto!

Foto: AF Notícias
Veja como ficaria o resultado no ‘distritão’

PONTOS NEGATIVOS DO DISTRITÃO

Nem tudo são flores: esse modelo pode favorecer candidatos com mais recursos financeiros, e prejudicar aqueles que apostam apenas em bons projetos e propostas.

Também pode favorecer os candidatos mais conhecidos, como celebridades ou parlamentares que tentam a reeleição, o que tornaria mais difícil a renovação.

VEJA MAIS…

Professora Dorinha e dois deputados estaduais perderiam eleição se ‘distritão’ já estivesse em vigor em 2014

Comentários pelo Facebook: