<div style="text-align: justify;"> <span style="font-size:14px;">Em 2013, a Prefeitura de Araguaína disse que foram investidos R$ 82.987.974,61 na Educação, o que corresponde a 39% do orçamento total do município para aquele ano. Por Lei, o município deve aplicar no mínimo 25%.<br /> <br /> De acordo com o secretário Jocirley de Oliveira, somente na construção de novas salas de aula, foram aplicados R$ 857 mil, tanto nas creches quanto nas escolas. </span><span style="font-size: 14px;">Do total, R$ 707 mil são oriundos de convênios e R$ 150 mil do Tesouro Municipal. </span><span style="font-size: 14px;"><em>"Neste ano a previsão é que pelo menos mais seis escolas e creches sejam aberta</em>s”, ressalta o secretário.</span></div> <div style="text-align: justify;"> <br /> <span style="font-size:14px;"><u><strong>Repasses</strong></u><br /> <br /> Ainda conforme dados oficiais, mais de 2 milhões de reais foram aplicados em merenda escolar nas creches e escolas. Do Tesouro Municipal vieram R$ 315.648,00 (R$ 131.180,00 para CEIs e creches conveniadas e R$ 184.468,00 das escolas municipais) e do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação – FNDE foram R$ 1.826.632,00 (CEI’s e Creches Conveniadas: R$ 649.700,00; Escolas Municipais: R$ 699.310,00; Escolas – Mais Educação: R$ 446.022,00; e Merenda AEE Escolas e CEI’s: R$ 31.600,00).<br /> <br /> Cada unidade de ensino da rede municipal possui autonomia financeira para utilizar uma parcela dos recursos repassados pela Secretaria. <em>“E em 2013, foram R$ 3.172.600,00 repassados para escolas e creches, tudo do Tesouro Municipal”</em>, informa Oliveira.<br /> <br /> Já os repasses federais totalizaram R$ 1.217.114,57, sendo R$ 365.960,00 do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE; R$ 57.400,00 para Acessibilidade; R$ 11.593,00 para o Atleta na Escola e R$ 782.161,57 para o Programa Mais Educação.<br /> <br /> <u><strong>Transporte</strong></u><br /> <br /> Com recursos municipais e estaduais, no primeiro semestre de 2013, a Secretaria de Educação investiu R$ 1.982.679,96 no transporte escolar rural. Já no segundo semestre, o recurso foi de R$ 2.205.000,00, totalizando R$ 4.187.679,96 durante todo o ano.<br /> <br /> <u><strong>Folha de pagamento</strong></u><br /> <br /> De janeiro a dezembro do ano passado, a Prefeitura gastou R$ 56.901.434,38 com a folha de pagamento da Educação. Somados aos encargos sociais na ordem de R$ 14.509.865,70, o total foi de R$ 71.411.300,08. <em>“Desse total, cerca de 40 milhões vieram do FUNDEB. O restante do investimento saiu do Tesouro Municipal</em>”, lembra Jocirley.<br /> <br /> Desse valor, 60% são para o pagamento dos professores. Já 40% são para a folha do administrativo, que inclui a manutenção dos prédios, formação dos professores, material de expediente, entre outros. <em>“Importante lembrar que nestes valores também estão incluídos as contribuições patronais, obrigatórias por lei. Na média, nossa folha de pagamento gira em torno de R$ 5,8 milhões por mês, superior ao repasse mensal do FUNDEB que é de aproximadamente R$ 3,3 milhões”</em>, conclui o secretário.</span></div>