Moradores que precisam de perícia se deslocam para outras cidades.
Notícias de Araguaína – Os vereadores da Câmara Municipal de Araguaína aprovaram, por unanimidade, na manhã desta terça-feira (11/3), o Projeto de Lei nº 04/25, que cria uma Comissão Especial de Vereadores para buscar, em Brasília, a designação de um médico perito para atuar no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do município.
A ausência desse profissional tem causado transtornos à população que necessita de perícia médica para concessão de benefícios. Os moradores precisam se deslocar para outras cidades, como Colinas do Tocantins, Tocantinópolis e até Marabá (PA).
Por isso, o presidente da Câmara, Max Fleury, destacou urgência: "Essa situação já se arrasta há muito tempo, e os moradores que precisam do serviço estão sendo prejudicados. Estamos sensíveis a essa causa e iremos pessoalmente a Brasília para buscar uma solução o mais rápido possível”, afirmou.
O vereador Flávio Cabanhas ressaltou que tem apresentado propostas sobre o tema desde 2021. "Essa luta não começou agora. Desde 2021 venho cobrando uma solução para essa questão. Tivemos um médico perito atuando por quatro meses, mas, depois disso, ficamos novamente sem esse serviço”, afirmou.
Outros vereadores também já apresentam propostas e todos dessa legislatura reforçaram o compromisso em prol da luta por médico perito, destacando que a demora na realização de perícias e outros atendimentos essenciais do INSS tem prejudicado a população.
Além da votação do projeto, a sessão também incluiu a apresentação de indicações, requerimentos e moções. Entre elas, uma moção parabenizando o vereador Diego da APAA, pelo seu aniversário comemorado neste dia 11/03, com seu irmão gêmeo Diogo, e outra à Guarda Municipal (GMA), em homenagem ao serviço prestado à comunidade.