Obra aguardada há anos promete reforçar a educação infantil em Conceição do Tocantins.
Notícias do Tocantins - A retomada das obras de uma creche que permaneceu paralisada por mais de dez anos marcou a agenda da senadora Professora Dorinha Seabra (União Brasil) nesta quinta-feira (11/06), em Conceição do Tocantins. Ao lado do prefeito Paulo Rocha (PDT), vereadores, secretários municipais e lideranças locais, a parlamentar visitou o canteiro de obras da unidade educacional, que deverá se tornar a primeira creche em tempo integral do município.
Orçada em R$ 3,9 milhões, a obra integra um conjunto de empreendimentos que ficaram inacabados em diversas cidades brasileiras após entraves administrativos, mudanças em programas federais e dificuldades de financiamento. Em Conceição, a retomada do projeto foi possível após a articulação para viabilizar recursos e adequar o empreendimento às exigências necessárias para a continuidade dos trabalhos.
Quando concluída, a creche ampliará a oferta de vagas na educação infantil e deverá beneficiar dezenas de famílias, especialmente aquelas que dependem de atendimento em período integral para conciliar a rotina de trabalho com os cuidados dos filhos.
Durante a visita, a senadora destacou o esforço conjunto entre União e município para garantir a continuidade da obra e afirmou que a educação infantil tem sido uma das prioridades de sua atuação parlamentar.
“Hoje a agenda começa aqui em Conceição com a visita a uma obra muito importante para o município, que é a retomada de uma creche. Para que essa obra pudesse avançar, foi necessário um esforço conjunto. Tivemos mudanças na legislação para permitir a aplicação de recursos federais, mas o município também está fazendo sua parte para garantir a conclusão do projeto. Estamos priorizando a educação infantil e oferecendo às crianças a primeira creche em tempo integral da cidade. Educação faz diferença na vida das pessoas, é um instrumento de transformação. Essa creche está em andamento, em breve será entregue à comunidade, e vamos continuar trabalhando para concluir também a outra unidade”, afirmou.
Obra atende demanda histórica da educação municipal
O prefeito Paulo Rocha ressaltou que a conclusão de obras paralisadas tem sido uma das principais reivindicações da população e afirmou que a parceria institucional foi decisiva para destravar projetos aguardados há anos.
“Eu vejo a Dorinha como uma pessoa de compromisso. Outros prefeitos já me falaram disso e eu pude acompanhar de perto. Para quem está na gestão, é importante ter parceiros que ajudam os municípios a resolver seus problemas. Aqui em Conceição, conseguimos avançar na retomada de obras que estavam paralisadas há muitos anos, especialmente na área da educação, e isso foi muito importante para a nossa população”, declarou.
Investimentos destinados ao município
De acordo com informações apresentadas durante a agenda, Conceição do Tocantins já recebeu cerca de R$ 5 milhões em recursos destinados pela senadora ao longo do mandato. Os investimentos contemplam áreas como educação, saúde, infraestrutura urbana e assistência social.
Entre as ações financiadas estão a retomada de obras educacionais, aquisição de ônibus escolar, repasses para a rede municipal de saúde, construção de praça pública e melhorias na estrutura administrativa do município.
Encontro reúne lideranças da região
Após a visita à creche, a senadora participou de um encontro político com lideranças de Conceição do Tocantins e municípios vizinhos. Estiveram presentes a deputada estadual Janad Valcari, o deputado federal e pré-candidato ao Senado Carlos Gaguim, o deputado federal Ricardo Ayres, além do vice-prefeito Drawlas Ribeiro, do presidente da Câmara Municipal, Domingos Barbosa, vereadores, secretários municipais e representantes de Conceição do Tocantins e Chapada de Areia.
A agenda reforçou a discussão sobre investimentos públicos e projetos considerados prioritários para o desenvolvimento dos municípios da região sudeste do Tocantins.