Pandemia

Deputada Valderez destina emenda de R$ 635 mil para compra de vacinas contra covid-19

A vacinação já reduziu o número de casos da doença no estado.

Por Redação
Comentários (0)

12/04/2021 09h10 - Atualizado há 3 anos
Deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP)

A deputada estadual Valderez Castelo Branco destinou na última sexta-feira (9), um total de R$ 635 mil em recursos oriundos de emendas parlamentares para auxiliar o Governo do Tocantins na compra da vacina contra a covid-19. O objetivo é dar suporte ao Executivo para realizar a distribuição de doses aos municípios, quando a liberação da compra por parte do Estado estiver autorizada.

De acordo com Valderez, esse apoio é necessário para ofertar aos cidadãos tocantinenses o acesso cada vez mais rápido à imunização. “Estamos fazendo a nossa parte, dentro das possibilidades, para ajudar no processo de planejamento e compra das vacinas para a nossa gente. A luta contra a pandemia da covid-19 no Tocantins precisa incorporar a imunização o mais rápido possível e é neste ponto que devemos direcionar nossos esforços”, declarou. 

Valderez também destacou o intenso trabalho de toda a equipe multiprofissional da Saúde e dos municípios para garantir o acesso às vacinas aos tocantinenses. “Temos visto um intenso trabalho para garantir a imunização às pessoas, mas a oferta da vacina ainda não atende à demanda. O Governador tem feito o possível para agilizar esse processo e tem nosso total apoio, pois sabemos que imunização promove proteção não só individual, mas também coletiva”, concluiu.

A vacina contra a covid-19 é uma forma de garantir que as pessoas não desenvolvam casos graves da doença. Sua eficácia tem sido observada em diversos locais, inclusive no Tocantins.

Vacina reduziu casos no TO

De acordo com estatísticas hospitalares divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde, das unidades geridas pelo Executivo Estadual, de janeiro a março de 2021, o Estado do Tocantins registrou uma redução de 52,5% na internação de pessoas com 80 anos ou mais, em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A análise foi realizada por técnicos SES e levou em consideração o período após o início da vacinação contra a Covid-19.

Os dados apontam que entre pessoas de 80 a 89 anos foram internadas em UTI, 39 casos em janeiro,  57 em fevereiro  e 37 em março. Já no público maior de 90 anos, os números são os seguintes: 8 em janeiro, 23 em fevereiro e 1 em março.

Para o titular da SES, Dr. Edgar Tollini, “os números mais uma vez apontam para a eficácia da vacinação. Mês passado analisamos os números de óbitos entre este público e constatamos a redução. Agora esta queda na internação, que nos deixa otimistas”, afirmou o gestor, acrescentando que “a população deve continuar com os cuidados e orientações dos especialistas, para a lavagem e higienização das mãos, o uso das máscaras e evitar aglomerações”.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.