Nota de repúdio

Diretório do PT de Araguaína condena racismo e cobra medidas cabíveis: 'é inaceitável'

Partido pede que a Câmara não permita e nem tolere falas racistas e preconceituosas.

Por Conteúdo AF Notícias 740
Comentários (0)

22/06/2022 08h40 - Atualizado há 1 ano
Soldado Alcivan ao lado da Marcos Duarte (ao centro da imagem).

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Araguaína divulgou, nesta terça-feira (21/6), uma nota de repúdio contra o comentário polêmico do vereador Marcos Duarte (Solidariedade), que foi eleito presidente da Câmara Municipal da cidade para o biênio 2023/2024.

De acordo com o partido, as palavras ditas pelo parlamentar são racistas. “O racismo, em pleno século XXI, é inaceitável e intolerável e, por isso mesmo, deve ser rechaçado e combatido. Repudiar esses atos de racismo e conhecer a história do nosso povo negro é importante para não mais toleramos esse tipo de atitude. Aqui vai nossa solidariedade ao vereador Alcivan e a todos os negros e negras do nosso país”, afirma na nota o partido.

O comentário de Marcus Duarte ocorreu logo após sua vitória na eleição para a presidência da Câmara durante discurso na tribuna. "Soldado Alcivan é um dos principais articuladores dessa chapa aí. Esse negão aí é um negro de alma branca. É um negro bom e já vai sair na imprensa amanhã como o ministro Barroso disse ao ministro Joaquim Barbosa [no STF]", afirmou logo no início do seu pronunciamento na tribuna.

Na nota, o PT disse esperar que a Câmara de Araguaína tome as medidas cabíveis que o fato requer e que não permita e nem tolere mais falas racistas e preconceituosas.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE  REPÚDIO

O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras da cidade de Araguaína-TO vem a público manifestar seu total repúdio contra as palavras racistas proferidas no dia de ontem, 20/06/2022, na Câmara Municipal de Araguaína, pelo vereador Marcos Duarte (SD).

Marcos Duarte foi eleito o novo presidente daquela casa de leis e, durante seu pronunciamento, ao se dirigir ao vereador Soldado Alcivan (PP), disse o seguinte: "Esse negrão aí é um negro de alma branca. Um negro bom".

O racismo, em pleno século XXI, é inaceitável e intolerável e, por isso mesmo, deve ser rechaçado e combatido. Repudiar esses atos de racismo e conhecer a história do nosso povo negro é importante para não mais toleramos esse tipo de atitude.

Aqui vai nossa solidariedade ao vereador Alcivan e a todos os negros e negras do nosso país.

Esperamos que a Câmara Municipal de Araguaína tome as medidas cabíveis que o fato requer e que não permita e nem tolere mais falas racistas e preconceituosas.

Atenciosamente,

Diretório Municipal PT Araguaína

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.