Atuação parlamentar

Em requerimento a Laurez, Gipão solicita redução das alíquotas do IPVA por justiça fiscal

A redução do imposto poderá movimentar setores como o comércio de veículos, diz parlamentar.

Por Redação
Comentários (0)

11/09/2025 09h35 - Atualizado há 1 mês
Deputado apresentou requerimento para redução da alíquota do IPVA no Tocantins.

Notícias do Tocantins - O deputado estadual Gipão protocolou, na Assembleia Legislativa do Tocantins, um requerimento, solicitando ao governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), e à Secretaria da Fazenda(Sefaz) a redução das alíquotas do IPVA, atualmente fixadas entre 2,5% e 3,5%.

Segundo o parlamentar, a medida tem como objetivo promover justiça fiscal, aliviar o peso do tributo para as famílias tocantinenses e estimular a economia estadual.

Justiça social e estímulo econômico

Gipão destacou que o IPVA impacta diretamente trabalhadores e famílias de baixa e média renda, que utilizam o veículo como instrumento de trabalho e transporte, sobretudo em regiões onde o transporte público é insuficiente.

Não podemos admitir que o IPVA se torne um fardo para quem mais precisa. O veículo é, em muitos casos, a única ferramenta que garante sustento e dignidade à família. Reduzir a alíquota é uma forma de respeitar a capacidade contributiva do cidadão e estimular a economia local”, defendeu o deputado.

Ele também citou o exemplo do Paraná, que já anunciou a redução de sua alíquota de IPVA a partir de 2026, como forma de incentivar a regularização da frota e diminuir a inadimplência tributária.

Impactos positivos

De acordo com Gipão, a redução do imposto poderá movimentar setores como o comércio de veículos, oficinas e serviços automotivos, além de aumentar a adimplência e manter a arrecadação de forma sustentável.

O excesso de tributação em bens essenciais ao trabalho e à vida das pessoas compromete a dignidade humana. Nosso mandato está comprometido com medidas que aliviem o bolso do cidadão e tragam resultados concretos para a sociedade tocantinense”, reforçou.

Próximos passos

O requerimento será apreciado pelos deputados estaduais e, caso aprovado, será encaminhado oficialmente ao Executivo Estadual.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.