Sonho da casa própria

Ministério das Cidades anuncia 697 novas casas populares para quatro cidades do Tocantins

Cidades beneficiadas são Porto Nacional, Gurupi, Paraíso do Tocantins e Araguaína.

Por Redação
Comentários (0)

12/12/2025 10h08 - Atualizado há 1 mês
Audiência no Ministério das Cidades, em Brasília.

Notícias do Tocantins –  O Ministério das Cidades autorizou a construção de 697 novas unidades do Minha Casa Minha Vida nas cidades de Porto Nacional, Gurupi, Paraíso do Tocantins e Araguaína. A liberação foi confirmada pela Portaria MCID nº 1.435, assinada pelo ministro Jader Filho, durante audiência em Brasília com os deputados federais Ricardo Ayres (Republicanos) e Alexandre Guimarães (MDB), nesta quinta-feira (11/12).

O anúncio representa um avanço concreto na política habitacional do Estado, destravando projetos aguardados há anos por centenas de famílias. A reunião contou ainda com o secretário nacional de Habitação, Augusto Henrique Alves Rabelo.

Ricardo Ayres comemorou a liberação, classificando o ato como um “marco para quem sonha com a casa própria”. Ele destacou que o resultado é fruto de articulação política. “Estamos concretizando o sonho de milhares de famílias que esperam há muito tempo. Habitação é dignidade e segurança”, afirmou.

Alexandre Guimarães reforçou o impacto social da medida. “O Minha Casa Minha Vida é essencial para reduzir o déficit habitacional. Trabalhamos com diálogo e compromisso para garantir que esses investimentos chegassem ao Tocantins", destacou.

Porto Nacional concentra maior parte das novas unidades

O município será o principal beneficiado, com 333 novas moradias distribuídas entre os empreendimentos:

  • Porto Mais Habitação Tropical II – 133 unidades

  • Porto Imperial I – 150 unidades

  • Porto Imperial II – 50 unidades

O anúncio foi acompanhado pelo prefeito Ronivon Maciel, que celebrou a chegada dos investimentos. “Porto Nacional espera há anos por novas casas populares. Esse é um compromisso da gestão que agora começa a se concretizar”, disse.

Outros municípios contemplados

  • Gurupi: 128 apartamentos – Residencial Nova Fronteira II

  • Paraíso do Tocantins: 60 casas – Residencial Paraíso dos Ipês II

  • Araguaína: 176 unidades – Residencial Atlântica

Impacto econômico e social

Com a publicação da portaria, o Tocantins dá um passo decisivo para reduzir o déficit habitacional e, ao mesmo tempo, estimula a economia e gera empregos na construção civil, reforçaram os parlamentares.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2026 AF. Todos os direitos reservados.