Araguaína já tem uma Política Municipal de Videomonitoramento na cidade.
Notícias do Tocantins - O vereador Gideon Soares apresentou na Câmara de Araguaína um requerimento no qual solicita ao prefeito Wagner Rodrigues a implantação de sistema de videomonitoramento no Parque Cimba. O objetivo é trazer mais segurança para os frequentadores e evitar crimes como furtos, roubos ou brigas no local.
“O pedido vem ao encontro com as necessidades dos cidadãos que frequentam o referido local para fins para lazer e prática de atividades físicas, pois trata-se de um ponto turístico da cidade. A instalação de videomonitoramento poderá ser útil tanto para a integridade física quanto psicológica e tem o intuito de dar segurança às pessoas que diariamente visitam o parque, pois poderá intimidar possíveis criminosos”, justificou o vereador.
O parlamentar ressaltou que as câmeras ajudam a reprimir atos de vandalismo contra o patrimônio público, a exemplo do que aconteceu no dia 05 de março, quando várias pessoas causaram danos ao parque por causa de um desafio denominado ‘Caça ao Tesouro’, que virou caso de polícia. Com a ação, populares danificaram a grade de proteção do parque, plantas e a estrutura que é tombada como patrimônio histórico.
"A cidade está crescendo e a segurança precisa acompanhar essa evolução. As famílias precisam de mais segurança enquanto fazem suas atividades no Parque, como festas de aniversário, lazer e exercícios físicos. A presença de câmera de vigilância no local vai inibir a ação de vândalos e criminosos. Já falei com o prefeito, e um estudo será feito para a possível execução do pedido que foi aprovado na Câmara no dia 06 de fevereiro".
Em Araguaína a Lei Municipal 3191, de 08 de janeiro de 2021, cria e define a Política Municipal de Videomonitoramento na cidade.