Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Obrigado pela confiança

Resultado das urnas comprova seriedade de pesquisa do AF, a única que acertou em 2016

Por Arnaldo Filho
Comentários (0)

02/10/2016 21h19 - Atualizado há 3 anos

Pronto, as Eleições 2016 chegaram ao fim, 100% das urnas já foram apuradas. Agora temos os percentuais da verdadeira pesquisa de intenções de votos em Araguaína (TO). Agora também sabemos quais profissionais e veículos de comunicação estavam trabalhando com seriedade e quais instituições/jornais não foram honestos na divulgação de pesquisas eleitorais.

Eu, Arnaldo Filho, fui bombardeado nas redes sociais com calúnias e difamações a cada rodada de pesquisa divulgada pelo AF Notícias. Montagens de todos os tipos, com os piores ataques à minha honra e imagem, pessoas querendo, a todo custo, vincular-me a determinados grupos políticos e dizer que a nossa pesquisa era manipulada.

Resistimos, fizemos uma cobertura eleitoral séria, com responsabilidade, dando espaço a todos os candidatos para divulgarem suas propostas, diariamente.

Mas, infelizmente, o jogo é sujo na política. Vale tudo: mentir, caluniar, difamar e até atacar a família dos profissionais. Depois de produzirem inúmeras montagens usando a logomarca do AF Notícias e até imagens pessoais, pessoas sem escrúpulos tentavam também descobrir o nome da minha esposa para vasculhar sua vida. Respondo: ela não é contratada em nenhum município. Precisei registrar ocorrência e levar o caso à polícia.

A política passou, mas uma ofensa proferida não volta atrás e, por isso, alguns assessores apaixonados responderão criminalmente por calúnia e difamação.

Resultado das urnas comprova seriedade da pesquisa do AF

Agora, com 100% das urnas apuradas, sabemos qual a única pesquisa que estava correta. Dimas obteve 40,80% dos votos válidos; Valderez teve 30,8%; Olyntho Neto, 21,35% e Paulo Roberto, 3,64%. Os demais pontuaram menos de 2%.

Na nossa última pesquisa, realizada nos dias 27 a 29 de setembro, e divulgada no dia 30, apontava que Dimas teria 44% dos votos válidos; Valderez teria 25% e Olyntho, 22%. Considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, acertamos em cheio o resultado.

Em relação a Valderez, a candidata obteve apenas 2% acima do percentual projetado com a margem de erro, nada considerável, mas explico o motivo dessa pequena diferença. Nas vésperas das eleições, o grupo de Valderez lançou nas redes sociais o movimento "Voto útil - todos contra Dimas”. Isso surtiu um pequeno efeito na reta final.

As pesquisas incoerentes

Dizem que os bons pagam pelos maus. Isso é verdade! Enquanto divulgávamos pesquisas verdadeiras, outros veículos e instituições divulgavam pesquisas incoerentes. Diante disso, sofremos os ataques pelo fato de que todas as outras pesquisas mostravam cenários totalmente distintos.

No dia 15 de setembro, pesquisa encomendada pela FIETO (Federação das Indústrias do Tocantins) deu apenas 15,5% ao prefeito Ronaldo Dimas. Na segunda rodada, divulgada um dia antes da eleição, dobrou esse percentual para 32,1%, mas ainda muito longe dos 40,80% de votos que o candidato obteve. 

O Jornal Stylo, de Palmas, também registrou três pesquisas em Araguaína. Em duas, a candidata Valderez liderava com larga vantagem e, na última, divulgada dois dias antes da eleição, a deputada ainda apareceria na frente com 31,43% contra 28% de Dimas.

Outra pesquisa divulgada por um portal de notícias de Araguaína, faltando uma semana para a eleição, Valderez também liderava com 30,8% e Dimas tinha 26,3%.

Enquanto o AF Notícias estava trabalhando com a seriedade de sempre, a população era bombardeada com pesquisas incoerentes e, por isso, era natural que algumas pessoas questionassem os nossos dados. Contudo, a verdade tarda, mas não falha!

Jamais jogaríamos no lixo 6 anos de trabalho árduo no Portal AF Notícias por causa de uma campanha eleitoral. Fica a reflexão! Muito obrigado pela atenção e reafirmamos o nosso compromisso com a seriedade.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.