Verba de R$ 5 milhões foi transferida diretamente ao Fundo Municipal de Saúde.
Notícias de Araguaína - A rede pública de saúde de Araguaína recebeu um reforço financeiro de R$ 5 milhões destinados ao custeio de serviços especializados de Média e Alta Complexidade (MAC). Os recursos foram assegurados pelo deputado federal Vicentinho Júnior e já tiveram a transferência autorizada pelo Governo Federal, com crédito direto ao Fundo Municipal de Saúde.
A liberação foi formalizada por meio de ordem bancária emitida em 28 de maio pelo Fundo Nacional de Saúde. O repasse extraordinário consta em documento do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) e tem como finalidade fortalecer a assistência especializada oferecida pela maior cidade do norte do Tocantins.
Os recursos da Média e Alta Complexidade são utilizados para manter uma ampla rede de atendimentos que inclui consultas com especialistas, exames de imagem, cirurgias eletivas, procedimentos hospitalares, tratamentos de reabilitação e outros serviços essenciais para pacientes que necessitam de atendimento além da atenção básica.
O investimento chega em um momento de elevada demanda. Referência regional em saúde, Araguaína recebe diariamente pacientes de dezenas de municípios tocantinenses e também de cidades dos estados vizinhos, o que gera pressão constante sobre hospitais, unidades especializadas e serviços de apoio diagnóstico.
Segundo Vicentinho Júnior, a destinação dos recursos busca ampliar a capacidade de atendimento da rede municipal e contribuir para a redução das filas por consultas, exames e procedimentos especializados.
“Sei das dificuldades que a população enfrenta para conseguir uma consulta com especialista ou um exame mais complexo. Por isso, trabalhei para garantir esse recurso extra, que vai direto para a ponta, ajudando a fortalecer a rede de atendimento, reduzir filas e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde”, afirmou o parlamentar.
O deputado destacou ainda que continuará acompanhando a aplicação da verba para garantir que o investimento produza resultados concretos para a população.
“A saúde do nosso povo não pode esperar. Vou continuar acompanhando a aplicação desses recursos para que eles se transformem em resultados concretos nos postos de saúde, hospitais e centros de especialidades de Araguaína”, declarou.
Com o aporte de R$ 5 milhões, a expectativa é que a rede municipal ganhe mais capacidade para absorver a demanda crescente por atendimentos especializados, beneficiando não apenas os moradores de Araguaína, mas também milhares de pacientes de toda a região que dependem dos serviços ofertados pelo município.