Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Política

Carlesse vai disputar 3º mandato de governador em 2022 se encontrar brecha jurídica

Advogados do governador estão estudando a possibilidade jurídica.

Por Arnaldo Filho 5.442
Comentários (0)

13/09/2021 09h13 - Atualizado há 2 anos
Carlesse analisa possibilidade jurídica de um terceiro mandato

O governador Mauro Carlesse (PSL) tem planos de concorrer ao terceiro mandato consecutivo ao Governo do Tocantins, caso seus advogados encontrem alguma brecha jurídica para registrar sua candidatura em 2022.

Carlesse venceu a eleição suplementar em junho de 2018, após a cassação de Marcelo Miranda (MDB), para mandato-tampão até 31 de dezembro do mesmo ano. No pleito seguinte, em outubro, foi reeleito para quatro anos, até o final de 2022. Assim, em tese, não teria direito a uma nova reeleição para o cargo de governador, pois a Constituição Federal não permite.

Contudo, semanas atrás, Carlesse revelou seus planos durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço para pavimentação asfáltica do trecho da TO-365 entre Gurupi e o Trevo da Praia, na região sul.

Na ocasião, o governador disse que a sua gestão conseguiu enquadrar o estado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e hoje está investindo praticamente R$ 3 bilhões em todo o Tocantins.

"Eu não vi até hoje nenhum projeto dessa grandeza. Estradas como essa passaram 30, 40 anos, sem sequer existir um projeto. Aqueles projetos que por qualquer motivo não conseguirmos concluir, deixaremos para o próximo gestor, e esse gestor pode até ser eu mesmo. Política é assim: a gente coloca o nome à disposição, e se o povo votar, a gente continua na política (sic)", revelou Carlesse.

CRÍTICA AOS ADVERSÁRIOS

Ainda durante o discurso, o governador fez críticas de forma generalizada a seus adversários políticos, sem mencionar nomes.

"A política mudou muito! A política hoje é feita e cobrada no dia. Não adianta promessa, mentira. O povo não aguenta mais mentiras. A política importante é aquela que tem o compromisso de chegar a uma cidade como essa, colocar suas emendas e executar obras. Os nossos adversários estão dizendo que também são municipalistas, mas querem mudar a política do nosso governo. Eu não sei onde eles vão parar! Querendo mudar o quê? Vão diminuir os hospitais? Vai parar de construir as escolas? Vai parar de construir as estradas? Vai parar de investir na segurança pública? Vai parar de investir em todos os municípios do estado? É a velha guarda política que se junta e pensa que o povo é besta. Eles acham que o povo não sabe o que eles fizeram e o que nós estamos fazendo. Sem política, fazendo o trabalho que tem que ser feito como gestor (sic)", disparou.

NOVA REELEIÇÃO?

A oposição não acredita que Carlesse consiga viabilizar juridicamente o terceiro mandato para governador. Porém, esse plano está a todo vapor, pois o vice-governador Wanderlei Barbosa, apontado como o pré-candidato natural à sucessão do Palácio Araguaia, já admite a possibilidade de ser candidato a deputado federal ou senador em 2022.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.