Direto ao Ponto Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Bastidores políticos

Cinthia Ribeiro admite desejo de ser vice de Laurez: 'Por que não? Me daria muita honra'

Ex-prefeita deve migrar para o PSD levando proposta de plano de governo.

Por Auro Giuliano I AF Notícias
Comentários (0)

31/03/2026 14h25 - Atualizado há 1 semana
Cinthia classificou como “natural” a aproximação com Laurez Moreira

Notícias do Tocantins - A ex-prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, deu sinais claros de reposicionamento político ao admitir publicamente que gostaria de compor como candidata a vice-governadora em uma eventual chapa liderada pelo vice-governador Laurez Moreira (PSD).

A declaração ocorre em meio ao processo de saída do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e à iminente filiação ao Partido Social Democrático (PSD), movimento que deve reposicionar a ex-prefeita no tabuleiro eleitoral de 2026.

“Eu posso pleitear uma vice-governadoria e, por que não? Me daria muita honra”, afirmou, ao comentar as possibilidades dentro do novo projeto político.

Alinhamento com Laurez e construção de grupo

Cinthia classificou como “natural” a aproximação com Laurez Moreira, destacando que ambos já estiveram no mesmo campo político em 2022, quando ele foi eleito vice-governador. “É um projeto em que já estávamos juntos em 2022... é um processo natural e que fortalece”, disse.

A ex-prefeita também ressaltou o perfil político do vice-governador, citando sua trajetória como vereador e prefeito de Gurupi, além da importância da aliança entre o sul do estado e a capital.

Saída do PSDB e novo rumo

A movimentação ocorre após desgaste interno no PSDB, devido à mudança no comando estadual da legenda, assumido pelo deputado federal Vicentinho Júnior. Cinthia deixa o partido após 12 anos, alegando falta de diálogo e divergências na condução política.

Apesar da saída, ela reforçou que permanece ativa e que pretende disputar as eleições de 2026, ainda sem definição final sobre qual cargo. “Até as convenções, todo mundo é pré-candidato. Depois disso é que se define”, pontuou.

Projeto de governo como ativo político

Mais do que uma mudança partidária, Cinthia aposta na construção de um projeto estruturado como principal ativo político. Ela afirmou que pretende levar ao PSD o trabalho já iniciado com a “Caravana Tocantins na Esperança”, voltada à elaboração de um plano de governo participativo.

“Esse é um projeto de uma plataforma a ser entregue para um candidato ou candidata ao governo que possa executá-lo”, explicou.

A proposta envolve percorrer o estado, ouvir a população e consolidar diretrizes para áreas estratégicas, com foco em subsidiar uma futura candidatura majoritária.

Leia também:

Janela partidária e articulações

Com a proximidade do fim da janela partidária, Cinthia destacou que o momento é de intensas articulações e diálogo entre lideranças políticas.

“Tem muita movimentação. A gente tem que ter paciência e exercitar a arte da política, que é conversar e ouvir”, afirmou.

Ela também sinalizou que o PSD trabalha para montar uma nominata competitiva, tanto para a Assembleia Legislativa quanto para a Câmara dos Deputados, ampliando o alcance do projeto político liderado por Laurez.

Espaço em construção

Ao final, a ex-prefeita indicou que se sente confortável no novo campo político e reforçou disposição para contribuir com a construção de uma alternativa ao governo estadual. “Aqui é um lugar onde eu quero estar, onde me sinto à vontade”, disse.

A possível ida de Cinthia para o PSD, aliada à sinalização de interesse em compor como vice, adiciona um novo elemento à disputa de 2026 e reforça o movimento de reorganização das forças políticas no Tocantins.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2026 AF. Todos os direitos reservados.