Direto ao Ponto Direto ao Ponto

Arnaldo Filho

redacao@afnoticias.com.br

Polêmica

Deputado é convidado a se retirar de Hospital Regional e denuncia caso na Assembleia: 'é crime'

O caso reacende o debate sobre os limites da fiscalização parlamentar.

Por Conteúdo AF Notícias 1.630
Comentários (0)

13/03/2025 09h39 - Atualizado há 1 semana
Deputado estadual Dr. Danilo Alencar é representante da região de Paraíso do Tocantins

Notícias do Tocantins - Um episódio ocorrido no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRP) gerou repercussão na Assembleia Legislativa do Estado. O deputado estadual Dr. Danilo Alencar (PL-TO), médico e presidente da Comissão de Saúde, relatou em sessão plenária que foi impedido de permanecer no hospital pela direção da unidade. O parlamentar afirmou que estava no local para buscar uma pinça cirúrgica de sua propriedade, emprestada ao HRP para suprir uma necessidade emergencial.

Danilo Alencar classificou o ocorrido como "um absurdo" e afirmou que o impedimento “é um crime”. Ele destacou que, como parlamentar e médico, tem o dever de fiscalizar e melhorar a saúde pública no estado. “O povo me elegeu para isso, e não vou recuar diante da resistência de gestores”, declarou. O deputado também reforçou seu compromisso em combater possíveis irregularidades no setor, prometendo continuar com vistorias e inspeções em hospitais do Tocantins.

Até o momento, a Secretaria Estadual de Saúde e a direção do HRP não se pronunciaram oficialmente sobre o caso. Na Assembleia Legislativa, o pronunciamento do deputado foi acompanhado pelos colegas, mas não houve nenhuma medida formal por parte da Mesa Diretora ou da Comissão de Saúde em relação ao ocorrido.

O caso reacende o debate sobre os limites da fiscalização parlamentar em unidades de saúde. Embora deputados tenham o direito de fiscalizar hospitais públicos, especialmente diante de denúncias, é necessário que essas ações sigam trâmites institucionais para evitar interferências na rotina hospitalar e no sigilo dos pacientes. Agora, aguarda-se um posicionamento oficial do Governo do Estado ou uma ação coordenada da Comissão de Saúde para esclarecer o caso e evitar situações semelhantes no futuro.

Danilo Alencar assumiu recentemente uma cadeira na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) após o então deputado Fabion Gomes (PL) tomar posse no cargo de prefeito de Tocantinópolis.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.